UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Justiça libera concessão do estádio do Pacaembu em São Paulo


29/03/2019

A juíza Maria Gabriella Pavlópoulos Spaolonzi, do Tribunal de Justiça de São Paulo, que analisou a ação, autorizou o prosseguimento do certame --o primeiro item do pacote de desestatização proposto pelo ex-prefeito João Doria (PSDB).

 

De acordo com a decisão da magistrada, não há qualquer limitação para que o município possa transferir o potencial construtivo ao vencedor da licitação.

 

Com o novo posicionamento, o processo de concessão será retomado com a publicação no Diário Oficial da Cidade de São Paulo. Após o prazo de recurso para os participantes, ocorrerá a análise documental da proposta vencedora, que será submetida ao TCM (Tribunal de Contas do Município), responsável pela liberação da assinatura do contrato. ​

 

O órgão havia suspendido a concorrência em agosto do ano passado, e liberou o processo no dia 7 de fevereiro.

 

A abertura dos envelopes referente à concessão do Pacaembu ocorreu no dia seguinte, quando a gestão Bruno Covas (PSDB) definiu como vencedor do processo o consórcio formado pela empresa de engenharia Progen e o fundo de investimentos Sanova.

 

O resultado, no entanto, foi suspenso no mesmo dia pela juíza ​Spaolonzi. Na decisão, a magistrada afirmou que parte do previsto no projeto licitatório não foi obedecida.

 

A gestão Covas afirmou que faria todos os esclarecimentos à Justiça para continuar a desestatização do complexo esportivo. As empresas vencedoras também disseram à época estarem tranquilas quando ao resultado.

 

O valor mínimo da outorga foi fixado pela prefeitura em cerca de R$ 37 milhões, o que acabou sendo superado em 200% pelo grupo vencedor, que fez a oferta de R$ 111,2 milhões pela gestão do Pacaembu por até 35 anos.

 

O concessionário poderá abrigar no estádio eventos esportivos e culturais, mas terá que promover uma série de melhorias na estrutura do complexo. 

 

A Progen gerenciou complexos esportivos no Rio durante a Olimpíada. A empresa tem atuação mundial, em áreas como mineração, óleo e gás e siderurgia --em seu site, se define como a maior empresa de engenharia com capital 100% nacional.

 

Foram concedidos o estádio e o complexo esportivo. O Museu do Futebol ficou de fora.

 

Fonte: Folha de S.Paulo


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.