UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Bahia comemora a independência do Brasil


04/07/2019

A União Geral dos Trabalhadores no Estado da Bahia (UGT-BA) participou, nesta terça-feira (02), do ato em celebração ao Dia 02 de Julho, data cívica mais importante do estado em que se comemora a luta dos baianos, dos negros e dos índios que, por meio do Recôncavo, enfrentaram a tirania portuguesa.

 

A comemoração reunindo uma multidão que participa de um cortejo que sai do largo da Lapinha, seguindo pelo Centro Histórico até o Terreiro de Jesus.

 

Este ano, milhares de baianos celebram os 196 anos da Independência do Brasil na Bahia, que teve como tema: "Patrimônio do Povo".

 

Contando com a presença de autoridades, organizações sociais e soteropolitanos que levam as imagens do caboclo e da cabocla pelo Centro Histórico da capital baiana, o cortejo percorreu as ruas da cidade.

 

Para Marcelo Carvalho, secretário Geral da UGT-BA, a data é importante de ser lembrada e reverenciada porque mostra que a união da população é fundamental para vencer qualquer adversidade. “A história conta que tudo começou um ano depois do grito do Ipiranga, em São Paulo, tropas portuguesas que encontravam-se na Bahia resistiam, até que começaram as batalhas”, disse.

 

Magno Lavigne, presidente da UGT-BA ressaltou a importância da participação ugetista nas comemorações e enfatizou que a central tem, na sua raiz, a essência de se praticar um sindicalismo cidadão, ético e inovador, por isso é de fundamental importância relembrar as conquistas do passado e fazer uma reflexão sobre os embates futuros visando sempre defender direitos conquistados as custas de muita luta, suor, sangue, sorriso e lagrima.

 

“Neste ano, as comemorações do 02 de Julho foram isso, um verdadeiro ato de reflexão para enfrentar as adversidades que a população baiana vem sofrendo, por conta das medidas impopulares adotadas pelo governo federal nos últimos anos”, explicou o presidente.

 

WhatsApp_Image_2019-07-03_at_15.20.18.pn

 

WhatsApp_Image_2019-07-03_at_15.20.18_2.




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.