UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT marca presença na Parada do Orgulho LGBT


19/06/2017

A UGT (União Geral dos Trabalhadores) e seus sindicatos filiados participaram, no domingo, 18 de junho, da 21ª Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Transgêneros), que aconteceu na Avenida Paulista, em São Paulo, e reuniu cerca de 3 milhões de pessoas, de acordo com os organizadores.

 

Este ano, o tema do evento foi “Estado Laico: Independente de nossas crenças, nenhuma religião é lei! Todas e todos por um Estado laico”.

 

Atuante na luta contra qualquer tipo de preconceito e discriminação, a UGT marcou presença com um trio elétrico e a Secretaria da Diversidade Humana, o Comitê de Sustentabilidade, a Jornada 2030 e a Secretaria da Diversidade do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

 

“Todos os anos, ao participar da Parada GLBT, nosso objetivo é promover o respeito à diversidade e o combate à discriminação. É isso o que fazemos diariamente”, disse Ana Cristina dos Santos Duarte, secretária nacional da Diversidade Humana da UGT. 

 

A Central apoia a criminalização dos atos homofóbicos (PL 122/06) e a inclusão desse público no mercado de trabalho. “O movimento sindical é fundamental para as mudanças que estão ocorrendo e que ainda têm que acontecer na sociedade em favor da igualdade”, disse Cleonice Caetano Souza,  Secretária de Saúde e Segurança da UGT e diretora de Diversidade do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

 

Toda essa ação contempla os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), promovidos pela Jornada 2030 da UGT. A Agenda 2030 faz parte de um Protocolo Internacional da Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU) que define a estratégia mundial de desenvolvimento. Assim, o Brasil se comprometeu a alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030. Entre as principais metas, estão erradicação da pobreza, segurança alimentar, saúde, educação, igualdade de gênero, água e saneamento, energia, crescimento econômico, trabalho decente, industrialização, infraestrutura, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, padrões de consumo e produção sustentáveis, mudanças do clima, paz e parcerias.

 

“Além de estar inserida em Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis específicos, como o 5, que fala da igualdade de gênero; o 10, que visa reduzir desigualdades; o 11, que, entre outras coisas, quer tornar as cidades e comunidades mais inclusivas e seguras; ou o objetivo 16, que luta por sociedades pacíficas; a Parada do Orgulho LGBT vai diretamente ao encontro da principal mensagem da ONU, que é ‘não deixar ninguém para trás’, e da campanha ‘Livres & Iguais’, da Organização das Nações Unidas, cujo objetivo é promover a igualdade de direitos e o tratamento justo das pessoas LGBT”,  finaliza Cristina Palmieri, membro do Comitê de Sustentabilidade e da Jornada 2030 da UGT.

 


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.