ARTIGOS

Regina Pessoti Zagretti
Secretária Nacional da Mulher da UGT e Presidente do Sincomerciários de Ribeirão Preto

A nova legislação e a importância do sindicato

02/02/2018

A reforma trabalhista alterou radicalmente as relações de trabalho, incluindo na CLT procedimentos que têm provocado inúmeras mudanças na vida dos empregados e também na dinâmica das entidades sindicais e das empresas.

Esta nova legislação, aprovada muito apressadamente e sem considerar a participação do movimento sindical, feriu o ordenamento jurídico, e houve contestações na Justiça. Inúmeras Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIN) foram promovidas pelas Federações e Confederações dos Trabalhadores e pela Procuradoria-Geral da República, questionando as alterações na contribuição sindical, trabalho intermitente e terceirização, que estão para serem julgadas pelo Supremo Tribunal Federal.

O ano de 2018 será desafiador para as entidades sindicais, visto que a nova legislação trouxe, em primeiro plano, a tentativa de afetar os sindicatos em sua atividade mais importante – amparar o trabalhador –, retirando das entidades o direito de homologar as rescisões trabalhistas, ou restringindo os Acordos Coletivos.

Nós, do Sincomerciários de Ribeirão Preto, reparamos estes entraves pois, por meio de longas negociações, incluímos na Convenção Coletiva de Trabalho a obrigatoriedade da homologação no sindicato. Assim, atuaremos ativamente na condução dos Acordos Coletivos e, acima de tudo, não deixaremos de amparar o trabalhador na luta por seus direitos.

Outra atitude que colocaremos em prática é a de reorganizar e otimizar a gestão do sindicato, agilizando atendimentos e oferecendo o máximo de benefícios para os comerciários. Mas para que isso possa ser uma realidade, precisamos contar com a adesão em massa dos trabalhadores da categoria. É preciso que eles entendam a importância do nosso trabalho na manutenção de seus direitos e juntem-se a nós, fortalecendo nossa luta.

O pilar de sustentação da entidade são os trabalhadores e, como não recebemos nenhum subsídio do governo, é imprescindível que a categoria comerciária sindicalize-se e lute conosco por seus direitos. Em 2018, nosso intuito é consolidar a entidade como órgão máximo de amparo e esclarecimento aos comerciários. Buscaremos novos projetos para despertar nossa classe trabalhadora, para que fique cada vez mais claro que a grande defesa dos direitos passa por uma entidade sólida, alicerçada em uma liderança forte, efetiva e que vem conduzindo, há mais de 80 anos, um patrimônio de lutas, oferecendo a Ribeirão Preto e toda a base territorial uma gama de serviços e benefícios com excelência e respeito ao trabalhador comerciário. Esta sempre foi e continuará a ser a linha condutora desta diretoria.

Comerciário, faça parte e lute junto conosco, pois com toda certeza sairemos vencedores.

Regina Pessoti Zagretti é presidente do Sincomerciários de Ribeirão Preto e secretária da Mulher da UGT Nacional