ARTIGOS

José Cloves Rodrigues
Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana

Persistir nas ações em defesa dos direitos da categoria

29/07/2016

A Campanha Salarial dos Comerciários é nossa primeira grande batalha do ano. É nela que definimos nossas bandeiras coletivas de luta e as reivindicações da categoria.

Neste ano, tínhamos uma preocupação especial: não permitir que nenhum direito já conquistado pela categoria fosse retirado.

Através de uma grande preparação e da mobilização de nossa Diretoria, o Sindicato dos Comerciários de BH e Região enfrentou de forma vitoriosa as negociações de nossa Campanha Salarial e isso foi fundamental para nossas conquistas: a manutenção dos direitos dos trabalhadores comerciários reajuste salarial que em alguns casos ultrapassou os 13%, um dos maiores índices conquistados pelos trabalhadores neste ano em nível nacional.

Com o argumento da crise, em todos os setores produtivos, os patrões resistem a aplicar reajustes salariais e, não bastando isso, tentam a todo custo retirar direitos previstos na CLT e CCT`s. A patronal insiste em tentar enfraquecer a organização dos trabalhadores para estabelecer a política do “negociado sobre o legislado”, medida contra a qual o movimento sindical lutou historicamente que tem como objetivo infligir perdas aos trabalhadores como, por exemplo, redução da jornada de trabalhos acompanhada da redução dos salários. Fato inaceitável, que infelizmente temos visto ocorrer em algumas indústrias no país.

É preciso estar alerta, trabalhadora e trabalhador do comércio. Todos precisam conhecer a Convenção Coletiva de trabalho e os seus direitos para poder defendê-los com decisão!

Nosso Sindicato tem obtido vitórias porque mantém sua mobilização durante todo o ano com ações sindicais e mobilização permanente dos trabalhadores.

Encerrada a Campanha Salarial, devemos manter elevada mobilização, defender a Convenção Coletiva e lutar pela ampliação dos direitos individuais e coletivos dos trabalhadores.

Esse é nosso dever e nosso compromisso.