ARTIGOS

Presidente da UGT/PA

Carreteiros tiram a prova dos 9 da união de uma categoria

25/05/2018

A manifestação dos carreteiros e caminhoneiros brasileiros que chega ao quinto dia nesta sexta-feira é a prova dos 9 de que uma categoria unida pode chegar a grandes conquistas. Eles, praticamente sozinhos, pararam o Brasil, mexeram com a economia em todos os sentidos, inclusive provocando o desabastecimento de alimentos em alguns pontos, o que levou o poderoso governo federal com sua máquina a pedir arrego em relação aos aumentos diários dos combustíveis, numa política que vinha mantendo, por meio da Petrobras, em fazer reajustes conforme a variação internacional do dólar e a dizer que os índices de inflação estão controlados.

Na noite de ontem foi anunciado um acordo, mas a categoria dos carreteiros e caminhoneiros não acreditou, não aceitou e, assim, o movimento continua no dia de hoje.

Essa categoria está sendo heroína no que diz respeito a frear os abusivos aumentos e avalanche de impostos sobre a população, especialmente os mais pobres, os que mais sofrem, porque não tem de onde tirar nada. Era, neste momento, para as categorias trabalhadoras de todos os segmentos se unirem a esses heróis do povo e paralisar tudo, porque nunca fomos tão massacrados.

Enquanto o governo afirma que a inflação não passou dos dois dígitos, tem-se aumentos abusivos das contas de luz, água, telefonia, transportes, combustíveis e alimentos, especialmente as proteínas como carne, peixe e frango. O recuo, na cesta básica, ficou apenas por conta dos cereais.

Acredito que esse recuo do governo, ao pedir trégua, mostra claramente que realmente o brasileiro pode fazer grandes transformações. A movimentação dos carreteiros e caminhoneiros, de sobremaneira, vai causar grandes transtornos neste momento, porém, o resultado será de benefícios para toda a coletividade, afinal, há a máxima de que, muitas vezes, é preciso dar um passo atrás pra poder avançar cinco à frente.