UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

ARTIGOS

Ricardo Patah
Presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores - UGT


A PROPOSTA DE FATIAR A REFORMA DA PREVIDÊNCIA PARA VOTAÇÃO NO CONGRESSO É ACERTADA? NÃO É preciso contemplar tudo


22/12/2018

 

Projeto de reforma deve conter todas as mudanças necessárias

 

A hora é agora. O quadro conjuntural é favorável. Então não há tempo a perder. O projeto da reforma da Previdência Social tem que ser enviado ao Congresso o mais rápido possível e deve contemplar todas as mudanças necessárias, sem fatiar nada. Não se trata de eliminar direitos. Quero deixar bem claro. Precisamos, com urgência, cortar desigualdades e injustiças e eliminar privilégios.  E o que é muito importante: dar transparência ao sistema. Nós da UGT (União Geral dos Trabalhadores) temos um projeto, de que falarei logo abaixo. 

 

Antes quero registram algumas observações. Hoje, quando se diz que a nossa Previdência Social é deficitária pouca gente acredita. Ela tem que deixar de ser uma caixa-preta, com contabilidade perversa que possibilite ilusionismo ao gosto dos governos de plantão. Ou de agentes do mercado. O sistema tem que ter um orçamento específico, como manda a Constituição de 1988, com fiscalização de empresários, trabalhadores e governo.

 

E todas as receitas do sistema, que vão muito além das contribuições dos trabalhadores e empregadores, têm que aparecer no orçamento. Eu me refiro ao Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social sobre o lucro líquido (CSLL), PIS/Pasep e uma parcela da arrecadação das loterias. Por outro lado, também, a contabilidade tem que mostrar quem são os grandes devedores, e quem se beneficia das renúncias e das concessões fiscais.  O dinheiro é de todos os brasileiros, então temos que saber tudo o que acontece.

 

Transparência é isso, entendo. Esse é o lado sombrio do nosso sistema.  

 

Mas tem o outro lado que é excelente. A nossa Previdência Social é um grande programa de distribuição de renda, além de movimentar a economia. E na maioria das vezes é a única fonte de muitos brasileiros pobres. Se os benefícios não fossem pagos, todos os meses, tenho a impressão de que teríamos uma grande instabilidade social. Especialmente hoje que, segundo IBGE, 54,8 milhões vivem abaixo da linha da pobreza, com R$ 406 por mês.

 

Antes de prosseguir, afirmo, com toda a certeza, que os trabalhadores da iniciativa privada não são os responsáveis (ao contrário, são os mais penalizados) pelo fato de a Previdência Social ter se tornado um fator de desequilíbrio fiscal, com despesas de R$ 767, 8 bilhões, ou seja, três vezes mais do que os custos com saúde, educação e segurança, segundo especialistas.  

 

Bem, isso precisa ser consertado, claro. A UGT tem uma proposta bem objetiva: defendemos um regime único de previdência privada, igualitário para todos os brasileiros. 

Quem quiser ter uma aposentadoria acima do limite fixado  tem a alternativa de participar de um fundo de previdência complementar, a ser instituído sem recursos públicos, obviamente. 

 

Essa equidade de regime é fundamental para reverter a lógica perversa de transferir para os mais pobres a responsabilidade de sustentar privilégios de elites que se aposentam com altos salários. Os servidores públicos federais, a bem da verdade, ganham, no Brasil, 67%  a mais do que um empregado do setor privado em função semelhante e com a mesma  experiência profissional.

 

Nada contra. Seria bom que todos os trabalhadores ganhassem assim. Mas essa não é nossa realidade.   

Ora, além dos problemas que já apontei acima, não resta a menor dúvida que essa disparidade entre os regimes público e privado é uma das grandes injustiças do sistema e tem que ser corrigido com a unificação as regras.

 

Estamos dispostos a discutir a nossa proposta com o governo eleito. O sistema precisa diminuir as desigualdades. E não aumentá-las.

 




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.