ARTIGOS

10 anos de luta e a consolidação da organização sindical dos Trabalhadores em Cargas Próprias no estado da Bahia

12/04/2019

No ano de 2019, o Sindicato dos Condutores em Cargas Próprias da Bahia (Sintracap-BA), completa 10 anos de existência. A entidade representa os motoristas, ajudantes de motorista e operadores de empilhadeira dos setores da indústria, comércio, serviços, eventos, instituições financeiras, educacionais e telecomunicações. Esse período foi muito importante para o conjunto de ações que o sindicato promoveu e vem promovendo em prol da nossa categoria.

No dia 13 de abril de 2009 foi realizada a assembleia de fundação do Sintracap-BA, de lá para cá, muitas foram as lutas e as ações em defesa dos trabalhadores do setor, mas, em especial, posso destacar o reconhecimento da categoria como importante força de trabalho no estado da Bahia e, consequentemente, o aumento substancial dos salários.

Mesmo com todas as adversidades promovidas pela famigerada Reforma Trabalhista e com todo o processo de criminalização do movimento sindical, que está sendo promovido pelo Governo Federal, o Sintracap-BA hoje é uma entidade com mais de cinco mil sócios, o que mostra solidez na sua base e fortalece a entidade diante das reivindicações necessárias para atender os anseios da categoria.

O Sintracap-BA hoje é uma realidade. É uma entidade que não mede esforços para lutar, incansavelmente, em defesa dos Condutores em Cargas Próprias da Bahia, categoria por ela representada, além disso, torna-se protagonista na realização de ações que busquem fortalecer o conceito de inclusão social e melhor distribuição de renda, visando uma sociedade mais justa e igualitária.

Ajudei a fundar esta entidade que é de fundamental importância tanto para os trabalhadores quanto para a sociedade em geral essa luta e as vitórias que a gente tem conquistado, pois acreditamos que quando conseguimos aumentar o poder aquisitivo dos trabalhadores, estamos contribuindo significativamente para aquecer a economia do país, além de zelar pela saúde e bem-estar dessas pessoas e seus familiares.

O sindicato tem clareza que o campo de logística e transporte são setores que devem continuar aumentando de tamanho, independente da crise, já que o serviço de entrega é essencial para essa nova economia e dessa indústria 4.0 que precisa fazer o produto chegar nos seus consumidores, por isso é fundamental continuar com um sindicato forte e atuante para continuar a cumprir o seu papel com maestria.

Diante disso os números não mentem. O Sintracap-BA tem 72 acordos coletivos de trabalho e 35 convenções assinadas, comprovando que este é um Sindicato que tem bastante atividade e representatividade junto da sua categoria.

Parabéns aos diretores, funcionários e associados que acreditam na organização da classe trabalhadora como ferramenta de luta para conquistar e ampliar direitos.

Meu muito obrigado a todos os companheiros que fazem do Sintracap-BA a entidade que é hoje. Que venham os próximos 10 anos!