UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Marina Silva conquista participantes do 3º Congresso Nacional da UGT


17/06/2015

Em mais uma atividade com auditório lotado no Palácio das Convenções do Anhembi, o 3º Congresso Nacional da UGT recebeu na tarde desta quarta-feira (17), a  ex-senadora Marina Silva como palestrante convidada.

 

Marina participou do painel  “Desenvolvimento Sustentável com Justiça Social” e indicou que, entre todas as crises pelas quais atravessam o País e o mundo, a pior delas  é “a crise de valores”.

 

“As pessoas perderam a lógica de cuidados consigo mesmas, com os outros e com o Meio Ambiente”, disse Marina. “Estamos vivendo uma grande crise econômica, social, política, ambiental e também de valores”, afirmou.

 

Ainda sobre crise de valores, Marina atacou o “sistema ético” que se convencionou chamar de ética de circunstância. “Não fazem (pessoas ) o certo, o legítimo, fazem aquilo que é o melhor para se darem bem”, constatou.

 

“Fazem (as pessoas) discurso ético, mas relativizam tudo em benefício próprio. Este tipo de atitude que prejudica o Brasil, o mundo”.

 

Sobre corrupção, Marina afirmou que não se trata de um mal de um governo ou outro. “Não é um problema da Dilma, do Lula, do Fernando Henrique Cardoso, é um problema nosso”, disse. Ela deu como exemplo o caso dos trabalhadores que foram à luta pelos seus direitos, porque os encararam como um problema deles. "É necessário agir da mesma maneira com relação à corrupção"

.

 

Sobre a representação política, Marina afirmou para as cerca de 3 mil pessoas da plateia que existe uma crise de representatividade não só brasileira, mas mundial. “Quando a Revolução Francesa consagrou esse modelo atual de representatividade (três poderes) havia 1 bilhão de pessoas no mundo. Hoje, somos 7 bilhões”. 

 

Essa sensação de não ser representado, de acordo a ex-candidata à Presidência, atinge com maior intensidade os jovens.

 

Marina defendeu novamente a transformação do País a partir de uma sociedade sustentável economicamente e socialmente com a mudança do atual modelo predatório para um modelo sustentável. 

 

“Prosperidade não é sinônimo de acúmulo de riquezas e sim de bem-estar”, afirmou entre aplausos dos congressistas da UGT.

 

POBRES

 

Além de Marina Silva, o painel “Desenvolvimento Sustentável com Justiça Social” contou com a participação do economista e ambientalista Sérgio Besserman Vianna, ex-presidente do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 

 

Besserman atacou o modelo atual de acúmulo de capitais e de hábitos consumista durante a sua exposição. Ele indicou que nos deparamos com um grande desafio na nossa história para os próximos 20 anos.

 

“Ou enfrentamos a crise ecológica global, por meio de uma revolução nas próximas duas décadas ou teremos um genocídio. E os mais pobres é que vão sofrer mais”, analisou o ex-presidente do IBGE. Ele continuou: se não fizermos nada e a temperatura pode subir não 2° C e sim 5 ou 6° em duas décadas.

 

“Não será o fim da civilização, mas cidades inteiras vão ter que gastar bilhões para serem mais resilientes, resistentes, às mudanças climáticas, como também alertou o Banco Mundial há menos de seis meses sobre o tema”, ressaltou.

 


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.