Carta do Ceará - Dragão do Mar

26/08/2013

Estiveram presentes nos dias 25 e 26 de Agosto de 2010, no SESC Iparana no município de Caucaia, Estado do Ceará, pescadores e pescadoras de todo o Brasil, reunidos pela União Geral Trabalhadores, para debatermos e encontrarmos melhores soluções para esta categoria, que muitas vezes navega por dias a espreita nos açudes e rios em busca do peixe que colocamos em nossas mesas, esta categoria que  muitas vezes não é vista, que o Brasil não percebe que estes bravos homem e mulheres estão na ativa, porém parte do Brasil ainda não sabe que o mais famoso jangadeiro, responsável pelo fim da escravidão no Ceará e precursor do movimento abolicionista no Brasil, foi o nosso saudoso Cearense Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, líder da colônia de pescadores local que barrou o transporte de escravos nos portos do Ceará. Não podemos esquecer também de outro cearense corajoso e não menos saudoso, nosso Jacaré foi como se tornou conhecido o célebre jangadeiro Manuel Olímpio Moura, Ativo presidente de uma colônia de Pescadores em Fortaleza, Jacaré liderou com três outros companheiros de pesca, em setembro de 1941, uma viagem de jangada do Ceará ao Rio de Janeiro, então capital da República, para apresentar reivindicações da categoria ao Presidente Getúlio Vargas.

Porém dois pescadores valentes e históricos conseguiram seus espaço nos livros de história,mas a causa por qual tanto lutaram, a dos pescadores, pouca coisas evoluíram em conquistas até os dias atuais, por esta categoria, que se fez presente desde a multiplicação dos peixes por Cristo, tão atuantes nas conquistas dos Homens, que a UGT toma como sua a luta desta categoria, e neste encontro decidimos pelos seguintes pontos.

01)               A UGT lutará para que a cultura da pesca jamais seja extinta, porém que o governo viabilize meios de educação para que nossos filhos possam optar por serem ou não pescadores.

02)               A UGT cobra a criação em centros que haja uma concentração de colônias de pescadores de cursos técnicos de pesca e de engenharia de pesca.

03)               A UGT pede que nossos pescadores não seja mais chicoteados diariamente pelo sol escaldante, que castiga a pele de nossos pescadores e pescadoras, os deixando vulneráveis a doenças como o Câncer de Pele, sendo assim cobramos que o Ministério da Saúde disponibilize as Colônias de Pescadores, protetores solar, para que os mesmos possam ser distribuidos aos seus membros, sem custo algum ao pescador.

04)               A UGT lutará por condições melhores de saúde e higiene aos pescadores, lutará para que trabalhadores que vêem diariamente o milagre do raiar do dia, não terminem suas vidas nas trevas, pois muitos já ficaram cegos pela exposição diária ao Sol, e a falta de condições de acesso ao meio de Saúde culminou na cessão total da visão.

05)               A UGT lutará pela unidade total das colônias de pescadores do Brasil, pois sabemos que uma colônia só a voz, não ecoa tão potente como a de todas colônias unidas em um único canal.

06)               A UGT cobrará que as chamadas publicas do PNAE das escolas estaduais e municipais sejam socializadas com as entidades representativas dos pescadores e pescadoras artesanais.

07)               A UGT fiscalizará que as infra-estruturas dos editais referentes as questões da pesca do Governo ,  de âmbito  Federal, Estadual ou Municipal, sejam geridas pelas entidades representativas dos Pescadores e Pescadoras.

08)               A UGT lutará para que os pescadores e pescadoras que estejam fornecendo produtos para o PNAE e PAA acessem os créditos independentemente da inadimplência dos municípios.

09)               A UGT cobrará que todos os órgãos públicos sejam eles Estaduais ou Municipais passem a adquirir produtos de produtores locais e que esta quantidade não se limite aos 30% apenas.

10)               A UGT se empenhará em campanha para que os pescados sejam mais difundidos nos hábitos alimentares dos Brasileiros.

11)               A UGT lutará para que os  canais de comercialização diretos Pescador/Consumidor sejam ampliados, livrando assim nossos pescadores e pescadoras das mãos de atravessadores, que ganham lucros exorbitantes, porém praticam preços desleais na aquisição dos pescados nas mãos dos pescadores.

12)               A UGT pede que a mulher pescadora seja respeitada e vista, com os mesmos olhos e respeito que as mulheres devem ser vista.

13)               A UGT lutará para que nós pescadores conquistemos um futuro melhor e certo para nossos filhos, pois vivemos na imensidão do mar, partimos para a pesca e única certeza de retorno que temos é Deus e nossa Rainha do Mar  Iemanjá, e caso uma de nossas pescarias seja a ultima, queremos um futuro com as garantias necessárias para nossos filhos e esposas.

14)               A UGT lutará para que o próximo governo seja ele homem ou mulher, ouça os pescadores nas questões referente a composição do Ministério da Pesca, colocando assim pessoas vivenciadas nos problemas da pesca.

15)               A UGT cobrará para que a mensagem desta carta, não se perca como um recado dentro uma garrafa jogada ao mar. Nós pescadores e pescadoras juntos com a UGT faremos que nossa mensagem chegue aos ouvidos de que deva chegar.

Viva o Mar!!!!

Viva os Dragões do Mar!!!!

Viva a todos os Pescadores e Pescadoras do Brasil !!!!

Viva a UGT !!!!!!

Ceará, 26 de agosto de 2010

_____________________________________________
Toda a Plenária aqui Reunida.

Categorizado em: UGT - Ceará,