Presidente do Sincomerciários recebe título de cidadã Ribeirãopretana

11/08/2015

A Câmara Municipal de Ribeirão lotou para assistir a presidente do Sincomerciários e secretária nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Santa Regina Pessoti Zagretti, receber o título de cidadã ribeirãopretana. Mais de 260 pessoas prestigiaram o título, no último dia 04 de agosto. Familiares, amigos, autoridades e vereadores da cidade manifestaram seu carinho a ela.

A honraria foi oferecida pelo vereador André Luiz da Silva e aprovada por unanimidade pelos demais vereadores. “Acompanhamos de perto o trabalho da Regina, é incansável, é uma mulher que representa com simplicidade e competência todas a mulheres do país, e toda a categoria comerciária, nada mais justo que reconhecer oficialmente”, disse André.

Ao som do coral do Espaço Aberto da Terceira Idade que tocou Amigos para Sempre, uma das músicas preferidas de Regina, o diploma e o brasão lhe foram entregues.

Um vídeo sobre a vida da presidente foi passado, e em um dos mais emocionantes momentos o depoimento de sua mãe, que acompanhou sua luta desde pequena. “Minha filha parabéns, tenho muito orgulho de você, sempre trabalhou e estudou ao mesmo tempo, nunca se esquecendo de ajudar a família, te amo”, disse dona Leonor.

Regina nasceu em Dumont-SP em 1 de novembro, trabalhou com seus pais na lavoura, foi babá, e aos 12 anos mudou-se com a família para Ribeirão Preto. “ O lugar onde nascemos nossos pais escolhem, mas o lugar onde queremos construir algo nós escolhemos e eu escolhi Ribeirão Preto que me acolheu juntamente com as pessoas que amo de braços abertos. E hoje é um dia de muita emoção, pois ser reconhecida por um trabalho que fazemos de coração, com responsabilidade, e desafios diários é o máximo que alguém pode almejar”, obrigada a todos estou muito emocionada, sem palavras disse Regina.

A diretora do Sincomerciários de São Paulo que no ato representou a Secretaria Nacional da Mulher da UGT, Cleonice Caetano, disse que Regina não é simplesmente uma dirigente sindical, é uma lutadora que faz jus a homenagem e chegou onde chegou por competência, completando: “O pensamento sobre a mulher no trabalho vem mudando por conta de mulheres como você”, exaltou Cleonice.

Já Edson Ramos, secretário geral do Sincomerciários de São Paulo que representou Ricardo Patah, presidente do Sincomerciários de São Paulo e da União Geral dos Trabalhadores contou que no Estado de São Paulo são mais de 2 milhões e meio de comerciários e que segundo estudos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), 60% são mulheres, que no mínimo cumprem duas atividades diárias, portanto já são guerreiras. E não para por aí de acordo ainda com dados do DIEESE e Fundação Getúlio Vargas, essa força de trabalho representa 62% do Produto Interno Bruto do Estado de São Paulo (PIB). “Uma categoria forte como essa merece uma mulher de fibra, guerreira como a Regina, que aprendi a gostar quando ainda era vice-presidente e participava ativamente das lutas, parabéns Regina”, concluiu Edson Ramos, que trouxe ainda um forte abraço do presidente da Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo e presidente da UGT estadual Luiz Carlos Motta que não pôde comparecer devido a outros compromissos.

A gerente regional do trabalho, doutora Maria Helena de Vergueiro, compôs a mesa e deixou seu carinho para Regina. “ É merecido reconhecimento ao muito que faz pela categoria comerciária de Ribeirão e região, uma mulher que defende com maestria os interesses dos trabalhadores, a cidade só tem a ganhar com mais essa filha ilustre”, disse a doutora.

A prefeita de Ribeirão Preto Darcy Vera não pôde comparecer, porém foi representada pelo secretário municipal da Casa Civil Lair Lucchesi Júnior que leu uma carta escrita pela prefeita para homenagear Regina. “Grande líder e presidente do Sincomerciários, nasceu para fazer a diferença, orgulho de ver uma mulher à frente de um sindicato tão importante, seu trabalho é copiado por muitas cidades de nosso país, poucos são homenageados com a mais alta honraria que uma cidade pode oferecer, os vereadores estão de parabéns pela aprovação unanime, receba o registro oficial de filha de Ribeirão, cidade essa que te acolheu e reconhece sua grandeza”, palavras da prefeita.

O presidente da Câmara Municipal Valter Gomes parabenizou Regina pelos mais relevantes serviços prestados a cidade de Ribeirão Preto.

O vice-presidente do Sincomerciários e da Federação Oscar Gonçalves também contribuiu com seu depoimento e disse que “ a Regina desde cedo mostrou que era diferente que tinha tudo para ser uma grande líder”.

Para finalizar as homenagens, o irmão da presidente Luiz Claudinei Pezzotti emocionou o público contando histórias da família e dizendo que Regina foi o exemplo para que todos lutassem por seus sonhos, se esforçassem e nunca esperassem que as coisas caíssem do céu.

“Foi uma noite que ficará para sempre guardada em minha memória, faço o meu trabalho diário respeitando o comerciário e sua família, penso que seja uma obrigação, pois foi confiado a mim esse cargo, é de muita responsabilidade, portanto não esperava tamanho reconhecimento, obrigada a todos e a luta continua, muito ainda tem que ser feito, e somente com união iremos conseguir”, concluiu Regina.

Fonte: Sincomerciários de Ribeirão Preto

Categorizado em: UGT - São Paulo,