Seminário Estadual de Teleatendimento e Call Center em Curitiba

25/08/2015

O SINTTEL-Sindicato dos Trabalhadores em telecomunicações do Paraná (entidade filiada à UGT), realizou no sábado, 22 de agosto de 2015, em Curitiba (PR), o “Seminário Estadual de Telecomunicações/Call Center” para discutir sobre as especificidades da profissão de teleatendimento. Mais de 50 trabalhadores e trabalhadoras de diversas empresas de Curitiba e do interior paranaense participaram ativamente durante todo o dia. Dentre os temas apresentados: a questão da empregabilidade; do primeiro emprego; da participação das mulheres no segmento; assédio moral e sexual no ambiente de trabalho; e a segurança e saúde dos trabalhadores em teleatendimento.

Na mesa de abertura desse importante seminário estiveram a diretora da Fenattel (entidade filiada à UGT) Iara Martins; a diretora nacional da UGT, União Geral dos Trabalhadores, Iara Freire - representando o presidente nacional da central, Ricardo Patah-; o presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi; o presidente do Sinttel-PR, Pedro Vitor Dias da Rosa, o chefe do escritório da Fundacentro no Paraná, Adir de Souza; e os diretores do Sinttel-PR, Álvaro José Tedesco, Maria Cristina da Silva, João Henrique Schmidt, Edna Aparecida Balestra Mello e o assessor jurídico do sindicato, o advogado Rodrigo Wagner Pereira Bittencourt.

O seminário aconteceu no Hotel Nacional Inn, tendo na programação: às 08h30 a recepção, credenciamento e abertura oficial; 09h30 apresentação da palestra “Combate ao assédio moral e assédio sexual no ambiente de trabalho” com Rodrigo Wagner Pereira Bittencourt, Assessor Jurídico do Sinttel; 13h30 apresentação da palestra “Políticas de empregabilidade e a questão do 1º emprego, das mulheres no mercado de trabalho e oportunidades à terceira idade no segmento do teleatendimento/ call center” por Juliano Antônio Rodrigues, Economista, integrante do Observatório do Trabalho-Paraná; 15h30 apresentação da palestra “Saúde dos trabalhadores em teleatendimento/call center e a segurança no ambiente de trabalho” por Adir de Souza, Chefe do Escritório da Fundacentro no Paraná e por Luciana Leuche, Fisioterapeuta, especializada em ergonomia.

A diretora da Fenattel, Iara Martins falou da importância dos sindicatos realizarem esses seminários, de onde sairão indicativos para o congresso nacional da federação, que acontecerá em outubro. “O Sinttel-PR foi muito feliz na escolha dos temas das palestras, apresentados por profissionais que conhecem a fundo as questões pertinentes ao teleatendimento. e com certeza os representantes do Paraná levarão excelentes propostas à Fenattel”. O presidente do Sinttel-PR, Pedro Vitor Dias da Rosa falou da interação sindical trabalhadores e trabalhadoras: “lutar por melhores salários e condições de trabalho faz parte da existência sindical, mas olhamos para o ser humano além do horário laboral, pensamos na qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras, interagindo e lutando por qualidade no atendimento à saúde, na educação, moradia, transporte e lazer”, destacou Pedro Vitor.

Por sua vez o presidente da UGT-PARANÁ destacou a importância de debates trabalhistas nesse período de crise econômica, política e ética pelo qual passa o Brasil. “Os trabalhadores têm de estar sempre atualizados sobre os rumos do país, principalmente nesses tempos onde a classe empresarial tenta retirar direitos salariais e sociais dos trabalhadores”. Falando em nome da direção nacional da UGT, Iara Freire parabenizou a grande participação das mulheres nesse seminário: “o segmento de teleatendimento concentra mais de 70% de trabalhadoras, em sua grande maioria com um dupla e até mesmo uma tripla jornada de trabalho. Cabe a nós, dirigentes sindicais discutir justamente as especificidades do desempenho feminino nesse setor”.

Fonte: UGT Paraná

Categorizado em: UGT - Paraná,