UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT lança plataforma de Observatório de Trabalho Decente


31/08/2015

 

Com o objetivo de ampliar a visibilidade das ações, aprofundar o debate e a busca de conteúdos que solidifiquem a implementação do trabalho decente, a União Geral  dos Trabalhadores – UGT  lançou nesta segunda-feira, dia 31, o Observatório de Trabalho Decente.  Trata-se de uma plataforma digital elaborada em conjunto com o Instituto de Altos Estudos da UGT (IAE). 

 

O lançamento contou coma participação do presidente nacional  da UGT, Ricardo Patah e de diversas secretários da UGT nacional: Lourenço Prado (Internacional), Roberto Santiago (vice-presidência)Josi Camargo (Formação Sindical),  Gustavo Walfrido (Juventude), Cristina Palmieri (Sustentabilidade) Cleonice Caetano (Saúde e Segurança), Wagner de Souza (Internacional) , Natal Léo (Sindiapi) , Helen Silvestre Fernandes (IAE), e também do secretário para questões de Práticas antissindicais e Relações do Trabalho, Leocides Fornazza.

 

O presidente Ricardo Patah destacou a importância do trabalho que será desenvolvido pelo Observatório, para subsidiar não só a Secretaria de Práticas Antissindicais, como também todas as demais secretarias da UGT , possibilitando o desenvolvimento de ações integradas. 

 

O Observatório

 

O Observatório de Trabalho Decente tem como objetivos: monitorar o estado e o progresso do Trabalho Decente no Mundo e no Brasil, em especial nos setores da base sindical da UGT, produzir análises e divulgar no site do OTD.

 

Pesquisar e analisar a produção nacional e internacional de estudos e de indicadores do progresso do trabalho decente no país e no mundo, elaborar resenhas e disponibilizá-las no site para consulta e informação dos trabalhadores, sindicalistas e técnicos nas diferentes regiões do país nos setores econômicos representados pela base sindical da UGT.

 

Pesquisar, sistematizar e divulgar as melhores práticas adotadas na promoção do trabalho decente e produzir informações e análises que possam apoiar a elaboração pautas de Trabalho Decente para negociações trabalhistas das entidades filiadas à UGT.

 

Analisar as políticas públicas adotadas no Brasil sobre o Trabalho Decente e disponibilizar análises e textos no site do OTD.

 

Relacionar e divulgar as diferentes instâncias de participação na formulação de políticas públicas para o Trabalho Decente no Brasil (federais, estaduais e municipais), a agenda dos encontros e preparar materiais de apoio que serão disponibilizados no site do OTD para os representantes da UGT.

Analisar, elaborar e divulgar textos e resenhas sobre as cadeias produtivas em que estão inseridas as empresas locais nas atividades econômicas da base sindical da UGT, tanto em sua organização quanto na apropriação de valor, e gerar subsídios para a ação sindical nas relações com os empregadores e os Poderes Públicos.

 

Temática

 

Entre os temas a serem abordados pelo Observatório estão:  Cadeias Produtivas; Gênero; Informalidade; Juventude; LGBT; Melhores Práticas; Raça; Segurança e Saúde; Sustentabilidade; Terceirização; Trabalho Decente; Trabalho Infantil e Trabalho Escravo, entre outros.

 

Essas informações estão disponibilizadas no site do Observatório no seguinte endereço eletrônico:

 

www.observatoriotrabdecente.com.br

 

Joacir Gonçalves – Imprensa UGT

 


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.