UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Mercedes adota plano que reduz jornada e suspende corte de 1.500


01/09/2015

Os trabalhadores da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (Grande SP) entraram em acordo com a empresa e decidiram, em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (31), encerrar a greve iniciada há uma semana na unidade.

 

A fábrica produz caminhões, chassis para ônibus, motores, eixos e câmbios.

 

A proposta negociada entre o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a companhia abrange a reversão das 1.500 demissões anunciadas no início de agosto e a adesão da fábrica ao PPE (Programa de Proteção ao Emprego).

 

O plano, lançado pelo governo no mês passado, permite a redução temporária da jornada de trabalho e dos salários em até 30%, com complementação de até metade da redução do salário com verbas do Fundo de Amparo ao Trabalhador (leia ao lado).

 

20% A MENOS

Na Mercedes, o acordo prevê a redução de 20% da jornada de trabalho por nove meses, com redução de 10% dos salários para todos os 10 mil trabalhadores da fábrica.

 

Os outros 10% serão financiados pelo FAT, conforme determina o programa.

 

Dessa forma, a empresa deixa de pagar 20%, mas o salário dos trabalhadores será reduzido em 10%.

 

Segundo a Mercedes, também foi acertada para o reajuste do próximo ano a aplicação de 50% do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) –no primeiro semestre deste ano, 14% dos acordos salariais foram realizados abaixo do índice.

 

O acordo suspende todas as demissões e garante estabilidade até o dia 31 de agosto de 2016.

 

Na semana passada, a companhia havia confirmado a demissão de 1.500 funcionários, a partir de setembro, mas, após a decisão da empresa, o sindicato anunciara o início da greve com 7.000 funcionários por tempo indeterminado.

 

A multinacional fabricante de ônibus e caminhões, que hoje conta com um quadro de 10 mil funcionários, justificara o desligamento em massa pelo excesso de pessoas trabalhando na fábrica diante da drástica queda nas vendas no mercado nacional.

 

Desde 2014, a empresa vinha adotado medidas como férias coletivas, lay-offs (suspensões do contrato de trabalho) e licenças remuneradas para equilibrar as contas da empresa, devido à queda das vendas –e da produção– de caminhões e ônibus.

 

De acordo com a Mercedes, as expectativas para o mercado de veículos comerciais em 2015 continuam negativas e não há previsão de recuperação para o próximo ano.

 

Fonte: Folha de S.Paulo


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.