No Panamá, sindicalistas de 30 países refletem sobre democracia e igualdade de gênero

14/09/2015

Com a participação de mais de 250 mulheres de 30 países da América, a “Conferência de Mulheres CSA” foi encerrada na última sexta-feira, 11 de setembro, com um debate sobre avanços e reconhecimento dos direitos e demandas das mulheres.

Durante três dias, na cidade do Panamá, as sindicalistas participaram de grupos de trabalho para criar um plano de ação com compromissos no que se refere a "Democracia, Autonomia para as Mulheres e Igualdade de Gênero”, que foi tema do evento. “Conseguimos construir um documento que paute de forma decisiva as ações para efetivar a autonomia das mulheres”, conta Cássia Bufelli, da União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Por meio da Secretaria das Mulheres da UGT, Maria Edna Medeiros representou o Sintetel e a Contcop na conferência. “Independente da camisa que usamos, pois somos várias centrais sindicais reunidas, nossa bandeira é uma só: lutar pela democracia e avanços em políticas e participação das mulheres.”

Já para Regina Zagretti, também da UGT, o evento possibilitou que as participantes tomassem conhecimento das dificuldades encontradas em outros países. “Tivemos ainda mais certeza da necessidade de uma união das Américas para conscientizar toda a sociedade e os governantes”, disse Zagretti. “Encontros como esse nos fortalecem e nos encorajam para continuarmos lutando, pois sem luta não há vitória”, concluiu.

Categorizado em: Secretaria da Mulher,