SindBeneficente e trabalhadores do ensino fazem protesto em São Vicente/SP

22/09/2015

A manifestação aconteceu às 10h em frente ao Complexo Administrativo Municipal, onde estão as secretarias de Educação e de assistência social

O SindBeneficente (Sindicato Intermunicipal dos Empregados em Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas no Estado de São Paulo) e trabalhadores de creches, escolas de educação infantil e fundamental, unidades do CECOF (Centro de Convivência e Formação) e assistentes sociais de São Vicente/SP, fizeram na manhã de 17 de setembro um protesto para reivindicar da administração municipal o repasse de salários e benefícios atrasados.

Os funcionários do terceiro setor, que trabalham na área da educação e são contratados de entidades que possuem convênio de prestação de serviços com a prefeitura, estão com 2 a 3 salários em atraso, enquanto os empregados da assistência social não recebem há 4 meses.

A manifestação é a quarta da categoria desde junho, e aconteceu em frente ao prédio onde estão as secretarias de educação e assistência social da cidade, localizado na rua José Bonifácio, 404. Ela foi conduzida pelo presidente do SindBeneficente e da FETHESP, Rogério José Gomes Cardoso.

O protesto foi mais uma mobilização do sindicato em São Vicente para reivindicar da administração municipal o repasse da verba para quitar os salários atrasados. “Essa luta começou há mais de 3 meses e nós temos nos reunido cotidianamente e quase que semanalmente na porta da prefeitura para cobrar o direito de receber o salário trabalhado por todos vocês”, disse o presidente Rogério Gomes aos trabalhadores, no microfone. “É um absurdo, um descalabro a prefeitura de São Vicente não ter uma resposta para o nosso problema. Somos trabalhadores e trabalhadoras dignos. Saímos de casa todo dia cedo, tomando sol e chuva para prestar o serviço para a população, deixando as nossas famílias com necessidade dentro de casa e sem resposta daqueles que deveriam ter planejamento e responsabilidade com o trabalhador.”

Atualmente estão paralisados cerca mais de 600 trabalhadores, de 51 unidades de ensino, e 144 assistentes sociais. Devem se juntar a eles também os empregados de outras 21 instituições, que foram notificadas pelo SindBeneficente na semana passada.

À tarde, uma comissão formada por funcionários e pelo presidente Rogério Gomes se reuniu com a secretária de educação de São Vicente, Sandra Januzzi, que se comprometeu a criar uma agenda com o sindicato e os trabalhadores para integrar a secretaria da fazenda à questão, visando trazer uma solução para o problema que se arrasta nos últimos anos na cidade e que se agravou em 2015, com a crise financeira pela qual atravessa o município.

No mesmo dia, uma outra comissão, formada pelo sindicato e por assistentes sociais, também cobrou o mesmo compromisso da secretária de assistência social, Eliane Ventura, para resolver o problema da falta de repasse de salários e benefícios. Os funcionários desse setor são contratados pelo Isdem (Instituto Sul Americano para a Promoção da Equidade, Desenvolvimento Sustentável e Multisetorial) e estão com 4 meses de salários atrasados e há 7 meses sem receber benefícios.

Tanto os trabalhadores da educação quanto da assistência social votaram pela continuidade da greve, uma vez que, novamente, não houve o compromisso da administração municipal de fazer o repasse para o pagamento efetivo dos salários atrasados na totalidade.

O SindBeneficente representa trabalhadores do terceiro setor e é filiado à FETHESP (Federação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade do Estado de São Paulo) e à UGT (União Geral dos Trabalhadores).

Fonte: Imprensa Fethesp

Categorizado em: UGT - São Paulo,