UGT condena emenda ao PPE

02/10/2015

Um golpe contra a classe trabalhadora. Foi assim que o presidente da União Geral dos Trabalhadores, Ricardo Patah, classificou a aprovação do texto do relator deputado, Daniel Vilela (PMDB-GO), da MP 680/2015 que trata do Plano de Proteção ao Emprego – PPE. Patah anunciou que irá promover uma reunião com todos os dirigentes das demais centrais sindicais para, juntos, pressionarem o presidente da Câmara Eduardo Cunha, com o objetivo der derrubar a emenda à MP que estabelece que o negociado prevalece sobre o legislado.

Caso essa emenda não seja derrubada e, se se tornar lei, coloca em risco toda a legislação trabalhista brasileira, pois incentiva a realização de acordos que não respeitem garantias e conquistas já obtidas pelos trabalhadores. Até mesmo as cláusulas da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho – podem ser derrubadas por simples acordos entre partes. " Sindicatos cujo poder de pressão conta as empresas seja pequeno, ficam expostos a pressão patronal", disse Patah.

Para o presidente da UGT, a emenda do deputado  Daniel Vilela, transforma o Plano de Proteção ao Emprego em forte ameaça ao próprio emprego, pois autoriza negociações trabalhistas fora dos parâmetros da legislação vigente.