UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Turquia derruba avião militar russo na fronteira com a Síria


24/11/2015

Um avião militar de fabricação russa SU-24 foi derrubado pela Turquia perto da fronteira com a Síria nesta terça-feira, 24, disseram fontes da Presidência turca, acrescentando que a aeronave foi derrubada em razão das regras turcas após violações ao espaço aéreo de Ancara.

 

O presidente Tayyip Erdogan recebeu informações do chefe do Exército e conversará com o primeiro-ministro Ahmet Davutoglu, disseram as fontes.

 

O Ministério de Defesa da Rússia informou que o avião de guerra abatido era russo e que os pilotos ejetaram e saltaram de paraquedas até o solo. Segundo a agência de notícias RIA, a aeronave não violou o espaço aéreo turco.

 

"Durante o voo, o avião permaneceu todo o tempo sobre o território da Síria, como ficou registrado nos radares", declarou o Ministério.

 

Um vídeo divulgado pela emissora turca NTV mostra claramente a imagem de um caça em chamas caindo sobre uma mata.

 

Tanto a Rússia como a Síria, que são aliados e combatem o Estado Islâmico no território do país árabe, mantinham caças voando pela região. A informação divulgada pelas forças armadas da Turquia é de que aeronaves turcas lançaram um aviso de advertência ao avião russo antes de derrubá-lo.

 

Esse é o primeiro avião perdido pelo grupo da Força Aérea russa, que bombardeia posições de organizações terroristas na Síria desde o dia 30 de setembro.

 

A Turquia denunciou várias violações russas de seu espaço aéreo e alertou que derrubaria os aviões que voltassem a entrar sem autorização no território turco.

 

Na época, a Rússia reconheceu os incidentes e os atribuiu às más condições meteorológicas na região da base aérea de Jmeimim, usada pela Força Aérea do país na operação na Síria. Além disso, Moscou afirmou que o local está a apenas 30 km da fronteira sírio-turca.

 

Ancara, que se opõe à intervenção militar russa na Síria, pediu o estabelecimento de uma área de exclusão aérea na fronteira entre os dois países. 

 

Fonte: Estadão


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.