Fetrama lidera delegação de sindicalistas para o IX Congresso Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade

24/11/2015

A cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, sediará o IX Congresso Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, que acontece de quarta-feira (25) até sexta-feira (27) e contará com a participação de uma delegação de cerca de 70 dirigentes do Estado do Pará, que é liderada pela Federação dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade da Amazônia (Fetrama).

O evento, que é organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratur) terá como tema “Planejar e se preparar para o futuro” e será a oportunidade para ampliar o debate sobre temas como: avaliação do governo federal, substituição processual, movimento sindical, previdência social, terceirização e perspectivas do futuro do movimento sindical, além de serem realizadas oficinas temáticas por categorias profissionais do grupo de turismo e hospitalidade.

Segundo o presidente da Fetrama e do Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares e Restaurantes, Raimundo Costa, os sindicalistas paraenses poderão trocar ideias e experiências com sindicalistas de todo o Brasil, saber quais os avanços foram alcançados e como têm acontecido as últimas negociações para fechamento de convenções coletivas de trabalho. No caso dos trabalhadores paraenses, as negociações começam em junho e, no final de agosto, em geral, a convenção coletiva é fechada. Neste ano, houve aumento geral de 10%, “o que foi uma vitória dos trabalhadores, haja vista que estamos vivendo um ano atípico, de crise”, acrescentou.

O IX Congresso de Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade acontecerá no Carimã Hotel Resorte & Convention, na Avenida das Cataratas, em Foz do Iguaçu. As atividades começam nesta quarta-feira (25), com a realização de três palestras sobre avaliação de governo, substituição processual e movimento sindical.

No dia seguinte será debatido, também em palestra, a previdência social, a terceirização e as perspectivas de futuro do movimento sindical. Já sexta-feira (27) ocorrerão as oficinas temáticas e a plenária com apresentação do documento final do evento.