4ª Marcha da Classe Trabalhadora

07/12/2007

Presidente Lula recebe pauta da IV Marcha dos Trabalhadores

O vice-presidente da UGT, deputado José Roberto Santiago Gomes, o secretário de Finanças, José Moacyr Malvino Pereira, e o secretário de Relações os Institucionais, Miguel Salaberry Filho, em audiência realizada na quarta-feira, no Palácio do Planalto, em Brasília, com o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e com os ministros da Previdência Luiz Marinho e do Trabalho Carlos Lupi entregaram a pauta de reivindicações da IV Marcha da Classe Trabalhadora ao Presidente Lula, em conjunto com representantes das demais Centrais Sindicais.

Neste ano, as principais bandeiras da Marcha, que reuniu mais de 35 mil trabalhadores e trabalhadoras em frente ao Congresso Nacional, foram pela redução da jornada de trabalho (de 44 para 40 horas semanais), pela regulamentação das terceirizações para combater a precarização das condições de trabalho e pelo fortalecimento da seguridade social e das políticas públicas.

No encontro, o presidente Lula garantiu que vai enviar ao Congresso um projeto para ratificar a Convenção 158 e 151 da OIT - Organização Internacional do Trabalho, que dificulta a demissão sem justa causa e garante aos trabalhadores, especialmente aos servidores públicos, o direito à organização sindical e à negociação das condições de trabalho com os empregadores, respectivamente.

A Convenção 158 acaba com a demissão sem justa causa. O empregador terá de explicar por que está demitindo o funcionário. E só poderá demitir se obedecer as regras definidas", afirmou o deputado Santiago. Em relação à 151, Santiago avalia que a ratificação garantirá aos servidores públicos os meus direitos dos demais trabalhadores. "