Sindicalistas chineses da Hubei Federation estudam parceria com a UGT

26/11/2015

Uma delegação de dirigentes da Hubei Federation of Trade Unions, que representa sindicatos de trabalhadores na China, visitou na manhã desta quinta-feira, dia 26, a sede nacional da União Geral dos Trabalhadores – UGT.

Os sindicalistas chineses foram recebidos pelo 1º Secretário adjunto de Relações Internacionais, Wagner José de Souza e também pelo Secretário de Imprensa Marcos Afonso de Oliveira e por Isaias Guedes Guimarães.

Durante o encontro com os dirigentes chineses houve trocas de experiências e informações sobre a realidade sindical de cada país. Segundo Zhang Wei, o líder da delegação da Hubei, a visita teve como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre o sistema sindical brasileiro e também com relação às ações desenvolvidas pela UGT.

Após ser apresentado ao modelo de sindicalismo praticado pela UGT, o dirigente chinês demonstrou bastante entusiasmo na realização de projetos em parcerias e futuros convênios entre as entidades sindicais. O próximo passo para consolidação desse processo é uma visita dos dirigentes da UGT à China. A Hubey que no próximo ano irá completar 90 anos de existência, reúne em sua base cerca de 17 mil sindicatos filiados.

Para Wagner José de Souza, essa troca de conhecimentos e experiências é fundamental para o fortalecimento do mundo do trabalho. Ele vê a possibilidade da realização de convênios com a entidade chinesa um importante passo na ampliação das ações internacionais da UGT.

A delegação da Hubei que visitou a UGT foi formada por Zhang Wei (Hubei Federation of Trade Unions); Zhang Jie (Xiangyang Federation of Trade Unions); Luo Zhiyong (Yichang Federation of Trade Union); Song Benqing (Jingmen Federation of Trade Union); Dong Mingwei (Xiaogan Federation of Trade Union) e ZhangJianglun (Hubei Fedretation of Trade Unions of workers’Science and Technology Culture Center).

Imprensa UGT / Fotos: FH Mendes