UGT sedia II Seminário sobre benefícios previdenciários

27/11/2015

Nesta sexta-feira, dia 27, a sede da União Geral dos Trabalhadores, foi palco do “II Seminário Benefícios Previdenciários  - Conhecendo direitos e deveres”. O evento é fruto de uma parceria da Diretoria de Assistência Social / Previdência do Sindicato dos Comerciários de São Paulo com INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), através da Agência Executiva de São Paulo/Programa Educação Previdenciária.

Ao longo de todo o dia técnicos do INSS estiveram discorrendo sobre alguns dos principais questionamentos com relação a aposentadoria por idade, por tempo de contribuição e especial, bem como auxílio doença, acidente de trabalho e pensão por morte.

“Num cenário onde as regras previdenciárias estão em constante mutação, nada melhor do que uma palestra com técnicos qualificados para esclarecer dúvidas e formar novos multiplicadores destas importantes informações”, destacou a Secretaria de Saúde e Segurança da UGT, Cleonice Caetano Souza, que conduziu a abertura do seminário.

O secretário geral do Sindicato dos Comerciários, Edson Ramos, que estava representando o presidente  Ricardo Patah, ressaltou a importância do seminário, para que os trabalhadores possam estar atentos aos detalhes de cada legislação, para  ter conhecimento de para onde o dinheiro que ele contribui é destinado. “Não é possível compreender que com a quantidade trabalhadores formais que contribuem,  a nossa Previdência apresente o déficit que volta e meia é anunciando. Os recursos que entram para a Previdência, para onde vão?” questiona o dirigente. “Temos que ficar atentos para a legislação, para que esse dinheiro não seja destinado a outros fins. Por isso, acho de grande a importância a realização deste e de outros seminários, para que possamos construir mecanismos de contenção desses recursos, que devem ter finalidade específica”, afirmou Edson Ramos.

O presidente do Sindiapi-UGT (Sindicato dos Aposentados da UGT), Natal Léo, lembrou da necessidade das organizações sindicais, elaborarem cartilhas e boletins informativos, com orientações aos pré-aposentados de suas entidades. Já a gerente executiva do INSS, Marlene das Chagas reafirmou a importância da parceria com os sindicatos  para a formação de disseminadores das informações previdenciárias.  A dirigente Marlene de Carvalho (Sindicato dos Comerciários de SP, enalteceu a importância e agradeceu a participação de todos colaboradores que possibilitaram a realização do seminário.

Imprensa UGT / Fotos: FH Mendes