UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Eleições Sindicais SITIPELCO Três Barras Reelege Hamilton de Lima


30/11/2015

Três Barras – O dirigente sindical Hamilton de Lima foi eleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Papel de Três Barras e Região (Sitipelco), em eleições realizadas dias 24 e 25 de novembro. A chapa única “Compromisso com o Trabalhador”, encabeçada por Hamilton obteve 367 dos 379 associados votantes que votaram, de um total de 541 trabalhadores associados aptos a votar.

 

Houve ainda 11 votos em branco e um nulo. O processo eleitoral contou com o apoio da Fetiesc (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina) e da UGT (União Geral dos Trabalhadores), entidades as quais o Sitipelco é filiado. Além de Três Barras, onde está localizada a sede própria, o Sindicato tem base territorial nos municípios de, Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva e Porto União.

 

Hamilton comenta sobre a dificuldade de coletar os votos na Rigesa, onde trabalha o maior número de associados ao Sindicato, por causa da manutenção geral que a direção da empresa decidiu realizar exatamente no dia 24 de novembro. “Fomos pegos de surpresa porque nos avisaram a uma semana da eleição”, reclama o presidente eleito, “mas conseguimos cumprir o quórum mínimo, com folga”, complementa.

 

Nos últimos oito meses o Sindicato aumentou em mais 215 o número de sindicalizados na categoria, principalmente devido à ampliação da sala de Informática e das obras do salão para realização de assembleias e eventos festivos, na sede, com capacidade para 250 pessoas e em fase final de construção. Mas os novos sócios ainda não estavam aptos ao voto.

 

Entre as propostas de trabalho, Hamilton destaca a luta permanente por melhor salário, pela redução da jornada de trabalho sem redução salarial, saúde e segurança do trabalhador, combate ao assédio moral no local de trabalho e negociação com as empresas pelo pagamento da Participação nos Lucros e resultados aos trabalhadores. Os novos diretores também serão acionados no mandato: “O diretor de base deve ser a principal liderança dos trabalhadores no chão de fábrica”, defende Hamilton. No dia 9 de dezembro acontece a última reunião da atual diretoria do Sitipelco e, no dia 14 de janeiro de 2012, a posse dos novos eleitos.

 

Campanha Salarial

 

A Convenção Coletiva de Trabalho 2011/2012 ainda não foi fechada, depois de duas rodadas de negociação com o Sindicato patronal. Nova negociação está agendada para esta quinta-feira (1º de dezembro). “Os patrões ofereceram 8,5% de reajuste salarial, mas precisamos chegar a 9% e elevar o pagamento do adicional noturno em 60% para assinar o Acordo”, adianta o presidente. No ano passado, Hamilton de Lima assumiu a presidência do Sindicato em uma situação bastante delicada, no meio do mandato do companheiro Tadeu Rogério Tomaz de Souza, prematuramente falecido vítima de infarto, no dia 13 de junho de 2010 – o mandato de Tadeu à frente do Sitipelco iria até 2012.

 

Fonte: UGT Santa Catarina


Categorizado em: UGT - Santa Catarina,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.