UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Seminário analisou a inclusão dos excluídos na previdência social


10/12/2007

A inclusão dos excluídos na Previdência Social no Brasil foi o tema central de um seminário organizado pelo Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (CESIT), do Instituto de Economia da Unicamp, e pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). O objetivo do seminário foi o de subsidiar o debate que deverá ocorrer no Congresso Nacional em 2008 sobre a reforma da previdência social.

As pesquisadoras Maria Maeno (DME), Mysian Matsuo (DSP) e a tecnologista, da Divisão de Ergonomia, Juliana Andrade Oliveira representaram a Fundacentro no evento, uma vez que o tema é de alta relevância para a pesquisa e a ação sobre a saúde e a segurança dos trabalhadores. As três servidoras da Fundacentro participaram do seminário como ouvintes e concluíram que esse debate deve ser incorporado também pelos estudiosos das questões relativas a saúde do trabalhador.

Participaram do seminário, como convidados, pesquisadores de importantes universidades brasileiras (USP, UFMG, UFRJ, UNICAMP) e de institutos de pesquisa do governo (IPEA, IBGE, FIOCRUZ, BNDES, IEDI, FUNDAP), analisando as questões centrais do debate: a transição demográfica e o envelhecimento da população
o aumento do número de trabalhadores não-registrados em carteira e que não contribuem para a previdência social - como garantir a aposentadoria para os trabalhadores informais
previdência rural
a alta rotatividade dos trabalhadores no mercado formal
o financiamento da previdência social.

Qual a proteção que se pode assegurar para um trabalhador do mercado informal que se acidenta ou adoece?", "Como ficará a reabilitação profissional, outrora realizada pelo INSS, depois da reforma da previdência?", "Que propostas que existem?", estes foram algumas indagações levantadas por Juliana Oliveira. A tecnologista ainda considerou ser interessante relacionar essa questão com a proposta sobre reabilitação profissional, divulgada pelo seminário coordenado pela Dra Maria Maeno em 23 de outubro de 2007, na Fundacentro-SP. "Esse seminário da Unicamp buscou oferecer um ponto de vista crítico sobre questões fundamentais para a proteção do trabalhador, que ao meu ver nos dizem respeito", acrescentou Juliana.

Estiveram presentes também ao evento o Secretário Executivo da Previdência Social, Carlos Gabas, que ressaltou a necessidade de ampla divulgação do evento, assim como Wilnês Henrique, da Secretaria-Geral da Presidência, o presidente do IPEA, Márcio Porchman, o diretor do Instituto de Economia da UNICAMP, Mariano Laplane, e um representante da presidência da Caixa Econômica Federal. Presidentes das centrais sindicais CUT, UGT e CGTB, além do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical também estiveram à mesa de encerramento, para avaliar e incorporar as propostas do evento.

O conteúdo de todas as palestras e apresentações em powerpoint está reunido na publicação

"Carta Social e do Trabalho" ."


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.