Quinhentos mil comerciários da cidade de São Paulo conquistam reajuste de até 10,33%

13/01/2016

Apesar da dificuldade em negociar com os patrões, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo conseguiu fechar, na tarde dessa quarta-feira, dia 13, as principais Convenções Coletivas de Trabalho. O acordo foi assinado na sede patronal da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio).

Luiz Carlos Motta, presidente da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciários), conduziu o processo juntamente com os comerciários da capital.

Na ocasião, foram assinadas as seguintes Convenções Coletivas de Trabalho 2015/2016: Sindicato de Material Elétrico (Sincoeletrico), Sindicato Atacadista de Peças e Acessórios para Autos (SICAP), Sindicato Varejista de Peças e Acessórios de Veículos (Sincopeças), Sindicato do Comércio Varejistas de Pneumáticos de SP (SICOP), Sindicato de Material de Construção (Sincomavi), Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) e os sindicatos representados pela própria Fecomercio.

Os trabalhadores receberão o aumento ainda na folha de janeiro e este será retroativo a 1º de setembro, outubro ou novembro, de acordo com a data base de cada Convenção. Os acordos assinados beneficiarão os 500 mil trabalhadores da base.

“Apesar do ano de crise, a entidade assinou o que foi melhor e mais significativo para os trabalhadores neste momento”, declarou Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

Patah acredita que trabalhadores e patrões devam caminhar juntos em busca de soluções para as adversidades que atingem o mercado de trabalho atualmente. “As mudanças só irão acontecer com a participação efetiva da classe trabalhadora e mais incentivo patronal, porque o setor do comércio é o grande gestor da economia deste País. Juntos, podemos buscar alternativas para a informalidade e a precariedade do emprego.”

Os comerciários terão 30 dias para apresentar a carta de oposição ao desconto da contribuição assistencial, estabelecido por meio de acordo assinado entre o Sindicato dos Comerciários de São Paulo e o Ministério Público do Trabalho. A carta deverá ser entregue na sede da entidade sindical, à Rua Formosa 99 – Centro de São Paulo, ou em uma de suas subsedes, de segunda a sexta, das 9h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 17h, apenas na sede. Essas cartas deverão conter nome, RG e CPF do trabalhador, bem como o nome da empresa em que trabalha.

Os reajustes foram de 9,88% a 10,33%, variando de acordo com a atividade e o mês da  data base  que é Setembro, Outubro e Novembro. No total, 11 Convenções Coletivas já foram assinadas. São elas:

CCT

PERCENTUAL DE REAJUSTE