Sintetel e Fenattel intensificam luta pela regulamentação da profissão de teleoperador

03/02/2016

Almir Munhoz, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações no Estado de São Paulo (Sintetel), entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT), e da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações (Fenattel) recebeu no dia 27 de janeiro, na sede da Federação, na capital paulista, a visita do deputado Federal Paulo Pereira da Silva (Solidariedade - SDD). No encontro, o deputado expressou seu apoio ao projeto de lei PL 2673/2007, que regulamenta a profissão de teleoperador.

A categoria que, em agosto de 2015, acompanhou com entusiasmo a aprovação do texto do PL pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, mas acabou se frustrando 30 dias depois ao ver que o projeto teria sua tramitação travada antes mesmo de seguir para a avaliação do Senado.

“A categoria de teleoperador desempenha um papel importante para a sociedade, nada mais justo que estes trabalhadores e trabalhadoras tenham sua profissão devidamente regulamentada,” diz Ricardo Patah, presidente da UGT.

O líder ugetista, que é trabalhador do comércio, lembrou a luta da categoria comerciária até a conquista da tão esperada regulamentação, que aconteceu em 2013, e ressaltou que é fundamental o apoio parlamentares comprometidos com a classe trabalhadora. “2016 é ano de eleição, mas nunca é de mais reforçar para a sociedade que eleger políticos comprometidos com os trabalhadores é fundamental para a manutenção de direitos adquiridos e ampliar conquistas,” diz Patah.

O projeto de regulamentação da profissão foi apresentado pelo deputado Jorge Bittar (PT-RJ) em 2007 e é coordenado pela Fenattel desde então.