Mais de 30 mil pessoas na festa do 1º de Maio Cidadão da UGT-PARANÁ

03/05/2016

A maior festa do Dia Internacional do Trabalho no litoral paranaense foi promovida pela UGT-PARANÁ em parceria com a Regional Litoral, em Paranaguá. No domingo, 1º de maio, mais de 30 mil pessoas lotaram a praça de eventos 29 de Julho para a edição do 1º de Maio Cidadão 2016. Durante todo dia o público acompanhou  uma grande variedade de atrações musicais com artistas locais (Aroldo Amer, Banda Titus e os grupos folclóricos Mestre Romão & Pé de Ouro), além do cantor Iran Machado e das duplas Jason & Anderson e Álvaro & Daniel.  Houve ainda  a distribuição de valiosos prêmios que foram sorteados por cupons trocados por alimentos. No total foram arrecadadas mais de 10 toneladas de alimentos que serão destinadas às entidades assistenciais do litoral.

A feliz sorteada do prêmio principal, 1 moto Honda Biz 110 cc, 0km, foi a trabalhadora da área de saúde, Rosana Veiga, que ficou emocionada com o prêmio recebido em dinheiro. “Sinceramente, a gente sempre torce pra ganhar, mas não esperava o melhor prêmio do dia. Está de parabéns a UGT e os sindicatos filiados, por promoverem esta homenagem a nós, trabalhadoras e trabalhadores”.

O presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi, lembrou que a central tem uma relação muito forte com Paranaguá. “Sou parnanguara de nascimento. Cresci  aqui e pude acompanhar o desenvolvimento da cidade que tem  o segundo maior porto do País. São milhares de trabalhadores e trabalhadoras nas diversas categorias portuárias que integram a Regional Litoral da UGT, além dos profissionais da saúde, administração, comércio, cooperativas, profissionais liberais,  vigilância, transportadores e tantos outros que  contribuíram para que a União Geral dos Trabalhadores se tornasse a maior central sindical do Paraná em número de entidades filiadas e a segunda maior do Brasil”.

Presente ao evento, o secretário municipal do Trabalho e Emprego de Paranaguá, Élcio Nagel, destacou o trabalho das lideranças Ugetistas. “O Paulo Rossi e o Jaime da Saúde, são defensores incansáveis da classe trabalhadora. Não é por acaso que a UGT é a maior central sindical em  nosso estado”.

Participaram do evento vários dirigentes da central, dentre os quais: Rogério Kormann (Secoomed), Luiz Carlos (Sindacs), Waldir Rosa (Sineepres), Edson Coelho (Sindicato dos Vigilantes), Iara Freire (Feeb-PR), Kristiane Plaisant (Sindasp). “Hoje é a data mais importante do calendário para a classe trabalhadora. Por isso, temos que por alguns instantes deixarmos os problemas de lado e comemorarmos nosso dia”, ressaltou o presidente do Secoomed.

O presidente da UGT-Litoral, Jaime Ferreira dos Santos (Jaime da Saúde), lembrou as pautas que tem levado a população a se identificar com a UGT. “Dentro de uma proposta de sindicalismo de vanguarda, a UGT recebe ainda mais a confiança da população, e esse evento demonstra a nossa força através de práticas cidadãs, éticas e inovadoras”. Jaime agradeceu ainda aos sindicatos filiados à UGT que colaboraram com a doação de diversos brindes que foram todos sorteados ao público presente.

Para o diretor da UGT-PARANÁ e vereador parnanguara, Márcio Costa, mais do que comemorar o dia do Trabalho, o importante é que a população se conscientize do seu papel na sociedade. “Temos que ampliar nossa participação política e avançarmos cada vez mais com as políticas públicas de emprego e geração de renda. Somente assim é que construiremos uma sociedade mais justa e fraterna”.

CAMPANHAS - O 1º de Maio Cidadão da UGT-PARANÁ  promoveu importantes campanhas: A conscientização da população da necessidade do combate ao mosquito Aedes Aegypti, responsável por doenças como a dengue, chikungunya e zika; A redução dos juros abusivos dos cartões de crédito e a ação na justiça promovida  pela UGT para que todos os trabalhadores paranaenses tenham acesso à vacinação contra a gripe H1N1.

Por Mário de Gomes

Categorizado em: Geral, UGT, UGT - Paraná,