Formação Sindical da UGT destaca solidariedade e cooperação

17/05/2016

Nesta terça-feira, 17/05, representantes sindicais de entidades filiadas à União Geral dos Trabalhadores (UGT) participaram do encerramento da 1ª Reunião da Secretaria Nacional de Formação Sindical da UGT, realizado na sede da UGT nacional, na capital paulista.

Com foco no planejamento e política do Sistema Nacional de Formação, este segundo dia apontou a estrutura e funcionamento do Sistema; o papel da UGT Nacional, suas Estaduais e entidades filiadas; as parcerias nacionais e internacionais; os procedimentos metodológicos; além de apresentar os núcleos temáticos e operativos.

Paulo Roberto do Nascimento, coordenador de Formação do Ipros (Instituto de Promoção social da UGT), tem um papel-chave de ser um facilitador da formação. “Desde a fundação da UGT que o Ipros vem se convertendo num instituto de formação e executor da política de formação da UGT. Nesse encontro estamos apoiando a Secretaria de Formação da UGT, para que a secretarias-adjuntas possam aprofundar elementos da Política e do Sistema de Formação Nacional. A ideia é desenhar um calendário de atividades para dialogar com as UGTs Estaduais”, explica.

Cenise Monteiro, secretária-adjunta da secretaria de Formação Nacional da UGT e secretária da mulher do Sintetel-SP (Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações no estado de São Paulo) argumenta que nenhum sindicato pode passar sem a formação sindical. “A nossa preocupação é preparar os formadores para que sejam multiplicadores das bases, ajudando outros sindicatos, tendo esse trabalho de cooperação, além do resgate de solidariedade, o que vemos pouco entre as próprias organizações sindicais”, frisa.

Esse encontro vem dando continuidade a um projeto que existe da UGT, mas está buscando os outros Estados.  José Ribeiro da Costa, presidente do Sindicato dos Comerciários de Simões Filho, na Bahia e secretário de Formação da UGT-BA, enfatiza a importância da unificação. “Este programa de políticas sindicais da UGT nacional, que vem sendo construído com as bases, é imprescindível para criar um plano de defesa dos direitos trabalhistas e previdenciários, além de implementação de políticas públicas municipais e estaduais”, destaca.

Joyce Ribeiro é assessora da Secretaria Nacional da Mulher da UGT e membro do primeiro grupo de Formadores da UGT e aponta a possibilidade de transversalizar entre as secretarias da instituição, o Sistema Nacional da UGT. “A UGT tem identidade formativa e com essa reunião junto com os secretários-adjuntos, pode-se colocar em pauta e desempenhar o Sistema de Formação, de maneira efetiva. Como participante do grupo, vejo o desenvolver das atividades, em todas as entidades da UGT”, diz.

Joyce ressalta que a metodologia ainda vai enfrentar alguns obstáculos, porém o aprendizado que é passado no curso de Formadores, permite atualizar o movimento sindical.

Fernando Júnior vem de Sergipe, é secretário-geral da UGT-SE e suplente de diretoria sindical do Sindicato dos Comerciários do Estado. Ele acentua o encontro como troca de conhecimentos , se abastecendo de novas formas para exercer o trabalho em sua base. “Poder ver a experiência de pessoas já mais engajadas no movimento sindical, nos permite aplicar na realidade. Independente de cada região, a partir de cada exemplo apresentado, podemos analisar e aplicar as boas práticas. As diversidades nunca vêm prontas e com troca de experiência podemos aplicar”, ressalta.

Os formadores do curso da UGT acabam sendo aquelas pessoas que terão uma bagagem grande para contribuir com o crescimento das entidades. Quanto mais continuidade, melhor para as Estaduais. Para Fernando Júnior, as experiências mudam a cada dia e cada fato novo sendo compartilhado, enriquece e colabora para os facilitadores passarem o aprendizado, mas também aprender.

Maria Heloísa Rodrigues Silva, secretária-adjunta de Formação da UGT-SE, está satisfeita em integrar esse grupo, ampliando seus conhecimentos e crescendo com eles. “O grupo tem crescido, com ramificações pelos estados e até internacionalmente. O empenho da gente, é que traz a força para o crescimento”, conclui.

Mariana Veltri – imprensa UGT