Ugetistas concluem curso de comunicação e oratória com grande êxito

23/05/2016

A turma passa a se chamar Lindolfo Carneiro Maciel em homenagem ao falecido sindicalista que se tornou referência para lideranças como o presidente Nilson Duarte Costa.

O curso me aperfeiçoou e nos ensinou como usar a palavra, que é a melhor ferramenta do sindicalista. Enriqueceu meu conhecimento. Agora tenho uma nova vida sindical. Confesso que estava com medo, mas hoje não tenho mais medo da câmera. Saio daqui com ideias inovadoras. O curso foi acima das expectativas e o aprendizado adquirido nos três dias passa a  ser um compromisso pessoal que deve ser assumido por cada um. Um curso de excelência, de grande aprendizado para toda a vida.

Estes foram alguns dos tantos depoimentos dos participantes do 2º Curso de Comunicação e Oratória promovido pela União Geral dos Trabalhadores do Rio (UGT-RJ), nos últimos dias 18, 19 e 20.

A formação aconteceu na sede campestre do Sindicato dos Securitários, em Teresópolis, Região Serrana do Rio, representando, além de uma oportunidade ímpar de fortalecimento da representação de trabalhadores, um momento de troca de conhecimentos, de saberes e de demonstrações de afeto.

Ministrado pelos professores Erledes Elias da Silveira e Luciana Helena do Nascimento, a curso integra o Programa de Formação Político-Sindical da UGT, tendo como objetivo entender melhor o processo de comunicação e avaliar a sua importância como estratégia política para produzir conhecimento e discussão no meio sindical.

“A evolução do grupo é a prova da qualidade do treinamento”

No programa, leitura de textos, dinâmicas de grupo e a apresentação de abordagens como a história da Comunicação e da Oratória, reflexão sobre o papel do movimento sindical na sociedade, técnicas de comunicação, etapas do discurso, falhas na comunicação, entre outras.

“Sensacional porque consegui me expor. Entrei uma pessoa e saio outra, com a mente mais aberta”, declarou Tatiane Barros da Silva, endossada pelo militar Djalma Bastos: “Em três dias, descobri coisas que não consegui nos últimos 28 anos”, disse ele, garantindo ter mudado sua percepção no tocante às relações. “A evolução do grupo é prova da qualidade do treinamento. Os resultados dizem tudo. Não poderia ser melhor”, afirmou Vera Lucia Nascimento.

Ao comentar o aproveitamento da turma, o professor Erledes destacou o envolvimento do grupo na proposta, sugerindo que os participantes levassem o conhecimento adquirido para suas bases e diretorias. Da mesma forma, criassem o hábito de discutir temas relevantes para a classe trabalhadora nas reuniões de diretoria. Erledes concluiu: “a turma teve um desenvolvimento muito bom. Tivemos aqui verdadeiras aulas, mas esse trabalho só tem sentido com a participação de vocês”.

“Não tive até hoje noticia de alguma central que fizesse um trabalho desse com tanta intensidade”

Já a professora Luciana citou o filósofo Heráclito, agradecendo a oportunidade de estar e aprender com grupo. “Continuem a luta sindical que vocês já fazem muito bem”, disse ela escolhendo uma das alunas para dar um beijo em nome da turma. ”Espero encontrá-los em outra oportunidade. Obrigada, obrigada, obrigada”, disse ela.

Secretário de assuntos de Portos e Vias Navegáveis e presidente do Sindicato dos Mestres de Cabotagem, Valter Ramos, representando o presidente da UGT-RJ, Nilson Duarte Costa, parabenizou o grupo pelo envolvimento e garra demonstrados durante os três dias de formação.

“Não tive até hoje noticia de alguma central que fizesse um trabalho desse com tanta intensidade. Hoje, nós que somos ugetistas, somos privilegiados. Então,  vamos dar o valor que nossa central merece, pois a UGT é realmente ética, cidadã e inovadora.  Em nome da UGT, muito obrigada por estarem aqui”, disse o diretor ugetista no encerramento da formação.

Participaram da formação lideranças das seguintes entidades sindicais filiadas à UGT-RJ:  Sindicato da Construção Pesada (Sitraicp), Asseio de Niterói (Sintacluns), Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis, Sindicato dos Marinheiros e Moços de Máquinas em Transportes Marítimos (SindFogo), Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Sindtea), Sindicato dos Mestres de Cabotagem (Sindmestres), Sindicato dos Securitários e Sindicato da Construção Civil de Duque de Caxias (Siticommm) e dos Corretores de Imóveis (Sindmoveis).

Luiza Felix  – Comunicação UGT-RJ

Categorizado em: UGT - Rio de Janeiro,