Sessão solene na Assembleia Legislativa marca 75 anos dos Comerciários de São Paulo

10/06/2016

Uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado, marcou nesta sexta-feira, dia 10, os 75 anos de fundação do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, entidade filiada à UGT. Com a presença de comerciários históricos, parlamentares e diversas autoridades, o maior sindicato da América Latina, confirmou sua grandiosidade lotando as dependências do plenário legislativo.

A recente conquista do sindicato na luta pela regulamentação da profissão de comerciário, foi bastante lembrada por todos que participaram da cerimônia. “Nesses 75 anos, muitas foram as conquistas e, sem sombra de dúvidas, a regulamentação da nossa profissão é uma das mais significativas. Mas temos ainda muitos desafios que irão requerer muita mobilização da categoria, como por exemplo, o estabelecimento de um piso nacional e a redução da jornada de trabalho”, lembrou o presidente Ricardo Patah.

A sessão solene foi aberta pelo presidente da Assembleia, deputado Fernando Capez (PSDB), que em seguida passou o comando da solenidade para o deputado Davi Zaia (PPS), que propôs a sua realização. Zaia justificou a proposta “pelo destaque da atuação do Sindicato dos Comerciários, não apenas na defesa dos trabalhadores na relação capital/trabalho, mas também pela preocupação que a entidade tem dado as questões sociais que envolvem não só a categoria, mas todos cidadãos.

As homenagens tiveram início com uma apresentação dos 10 dirigentes que ao longo deste 75 anos se revezaram na presidência do Sindicato. Em seguida foi apresentado um vídeo com um resumo dessa história, marcada por lutas e importantes conquistas como o fim do trabalho aos domingos, a regulamentação da profissão, entre outras.

Negociado sobre o legislado

Em seu pronunciamento o senador Paulo Paim (PT-RS) uma das referências no Congresso, na temática trabalhista, e autor do projeto que regulamentou a profissão de comerciário (Lei nº 12.790/2013) falou da luta contra a terceirização, do fim do trabalho escravo e arrancou aplausos quando criticou a proposta de reforma da legislação trabalhista que prevê que o negociado prevaleça sobre o legislado. “Não podemos permitir que isso aconteça, pois seria o equivalente a rasgar a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e isso não podemos aceitar em hipótese alguma”, afirmou o senador. Paim também fez uma breve análise da conjuntura nacional e defendeu a volta do Ministério da Previdência, que o presidente interino Michel Temer, fundiu a pasta da Fazenda.

O secretário-Executivo do Ministério do Trabalho, Janio Carlos Endo Macedo, que ocupa, interinamente, o cargo de ministro do Trabalho, destacou a importante atuação do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, na luta pela regulamentação da profissão. Lideranças sindicais e parlamentares (deputados federais Roberto Santiago (PSD-SP) e Keiko Ota (PSB-SP))também fizeram uso da palavra, assim como representantes do meio jurídico como a presidente do Tribunal do Trabalho (2ª Região) Silvia Regina Pondé Galvão Devonald.

Música

Como toda boa festa, a música também esteve presente na comemoração dos 75 anos do Sindicato dos Comerciários, com especial destaque para a apresentação da Orquestra Instituto GPA, composta por crianças e jovens com idade entre 10 e 18 anos. Os jovens músicos apresentaram um repertório que inclui música brasileira da MPB ao sertanejo. A  apresentação  empolgou o público que aplaudiu de pé. Também se apresentaram no evento o cantor Rodrigo Monforte, a cantora Giovanna Maira, e as crianças do Espaço dos Sonhos / Ponte Brasilitália.

Joacir Gonçalves, Imprensa UGT / Fotos: FH Mendes

CLIQUE AQUI para ver mais fotos do evento.