UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Encontro Nacional dos Trabalhadores em Educação e Cultura


13/06/2016

Cerca de 400 participantes de delegações de 14 Federações filiadas à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação e Cultura – CNTEEC – e 138 sindicatos, vindos de várias partes do país, participaram nos dias 2, 3 e 4 de junho de 2016 do IV ENTEC – Encontro Nacional dos Trabalhadores em Educação e Cultura.

 

A Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Estado de Santa Catarina – FETEESC – participou com 35 delegados, sendo uma das maiores delegações presentes no Evento.

Com o Tema “Os Desafios da Educação e da Cultura na Democracia Brasileira” os painéis e ilustres convidados abordaram temas que estão em destaque e impactam de forma profunda as relações de trabalho, a atividade sindical, a previdência social, em fim, as mudanças propostas que estão em curso no país e que precarizam ainda mais o que hoje já é complicado.

 

Em sua fala de abertura o Prof. Antônio Bitencourt Filho, Presidente da FETEESC saudou a todos os participantes e desejou que a oportunidade e as discussões ao longo do Evento pudessem resultar em proposições e ações concretas no sentido de contribuir para a melhoria das relações entre capital e trabalho, tanto para os trabalhadores em educação quanto para os trabalhadores da cultura.

O Presidente da CNTEEC, Miguel Abrão Neto, em seu pronunciamento de abertura deu as boas vindas a todos e todas e fez um breve resgate dos ENTECs anteriores. Discorreu sobre sua grata satisfação em constatar o crescimento e aprimoramento do Encontro ao longo desses anos. Encerrou agradecendo a vinda das delegações e desejando um bom trabalho durante os dias de atividade.

 

A palestra de abertura foi proferida brilhantemente pelo Dr. Douglas Alencar Rodrigues, Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, que falou sobre “O Papel do Judiciário nas relações entre o Capital e o Trabalho dentro de um Contexto Democrático”, Dr. Douglas trouxe informações de interesse das categorias representadas no evento.

No ano em que se comemora o Jubileu de Ouro da CNTEEC, o IV ENTEC oportunizou espaço importante para reflexão, analise e discussão de temas cruciais para as categorias profissionais representadas e encerrou com a certeza que o movimento sindical tem muito a fazer para que não haja um verdadeiro desmonte dos direitos trabalhistas e do próprio movimento sindical.

 

Paulo Cesar Amante

Assessor de Comunicação FETEESC

 




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.