UGT discute problemas nos serviços de moto fretes

19/06/2008

Tendo como objetivo a busca de uma padronização para o serviço de Moto frete no Estado de São Paulo, através da regularização do transporte de cargas e encomendas por motocicletas, a UGT(União Geral dos Trabalhadores e o SindimotoSP (Sindicato dos Mensageiros Motociclistas do Estado de São Paulo) promoveram o 1º Seminário Sindimoto. O encontro, que teve a participação de lideranças sindicais de vários estados brasileiros foi realizado nesta quinta-feira(19), das 9 às 18h e contou ainda com as presenças de autoridades de trânsito e do Ministério do Trabalho e vereadores.

Os principais problemas colocados em discussão foram sobre a regulamentação da profissão, reajustes dos valores do DPVAT , resoluções do Contran, equipamentos de segurança, estatísticas de acidentes, isenção do IPVA e ICMS além da fiscalização de empresas clandestinas. Em São Paulo a categoria pede mudanças na Lei municipal 14.491, no tocante ao uso de motos com mais de oito anos
uso opcional do baú ou da mochila, autorização de contrato de comodato, aumento do número de bolsões de estacionamento e a implantação de motovias.

O seminário mostrou que o problema dos motoboys não se restringe apenas à Capital paulistana. Lideres sindicais do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Fortaleza, por exemplo, denunciaram os abusivos aumentos do seguro obrigatório que oscilou em torno de 38% nos últimos anos e as dificuldades das pessoas vítimas de acidentes para o recebimento daquilo que tem direito por lei. Debateu-se também temas sobre campanha estadual educativa de trânsito
combate à criminalidade, fundo nacional para campanhas e projetos educativos e sistema de segurança antifurto.