UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

CRST Leste debate ações contra o assédio moral no ambiente de trabalho


20/07/2016

Alex Boccia, secretário Geral do Sintratel, entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT), na qualidade de membro eleito do Conselho do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST) da Zona Leste da cidade, foi um dos organizadores do debate realizado no dia 14 de julho na sede do CRST/Leste sobre um tema bastante associado a doenças ocupacionais, mas que nem sempre é denunciado: o assédio moral no trabalho.

 

O coordenador da Comissão de Igualdades de Oportunidades de Gênero, Raça, Etnia, de Pessoas com Deficiência e de Combate à Discriminação da Secretaria Regional do Trabalho e Emprego - SRTE/SP, Jaudenir da Silva Costa, foi o palestrante e facilitador do debate que se deu entre os trabalhadores presentes.

Para Alex, o desafio é conscientizar os trabalhadores e as empresas para o problema do assédio moral e combater os agravos de transtornos mentais relacionados ao trabalho, com foco no atendimento às vítimas.

 

Atenção e Políticas Públicas

 

Contando com uma equipe multiprofissional formada por especialistas em assistência social, psicologia, psiquiatria e terapia ocupacional, o Núcleo de Saúde Mental e Trabalho (região Leste) atendeu 62 trabalhadores, a maioria (61%) em idade economicamente ativa, entre 31 e 50 anos.  Vinte e um trabalhadores (34%) estão em licença médica, com diagnóstico de Assédio Moral.

“O quadro sintomatológico apresentado pelos trabalhadores inclui: crise de choro; comportamentos depressivos; isolamento social e até familiar; ideação suicida e/ou homicida; síndrome do pânico; baixa volição; anedonia; perda de auto-referência, entre outros sintomas” registra o relatório apresentado durante o evento. O desafio perseguido é a elaboração de ações e estratégias no âmbito da assistência pública (SUS), visando à atenção integral à saúde do trabalhador.

 

Os sindicatos são parceiros estratégicos para a criação de uma agenda intersetorial. O Sintratel está fazendo a sua parte, inclusive com a integração de parte de sua equipe sindical a alguns dos CRSTs de da capital paulista.

 


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.