UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Trabalhadores aprovam a criação do SINTRARESP, maior sindicato de empregados em restaurantes da América Latina


22/07/2016

Na tarde de 21 de julho, o auditório da União Geral dos Trabalhadores (UGT) foi palco de uma iniciativa histórica: a fundação do Sintraresp (sindicato dos empregados em restaurantes e empresas do comércio e serviço de alimentação preparada e bebida a varejo de São Paulo e região).

 

“Em nome da nossa diretoria e do nosso Sinthoresp, com 83 anos de luta, tenho que agradecer a todos e ao presidente Calasans pela confiança. Nós juramos que jamais decepcionaremos qualquer membro do Sinthoresp. Muito obrigado e vamos lutar pela manutenção dos direitos e pela unidade!”, disse José do Nascimento – Presidente do Sintraresp.

 

“Esse novo sindicato já nasce grande, nasce forte! Gostaria de agradecer a confiança do nosso presidente Calasans e de toda a diretoria do Sinthoresp, na minha pessoa e na pessoa do nosso novo presidente eleito, José do Nascimento. Precisamos muito da experiência deles para continuar trabalhando e lutando em defesa dos trabalhadores”,disse Isaac Neco –  Vice-presidente do Sintraresp.

 

O Sintraresp é uma entidade criada para garantir a unidade e a manutenção dos direitos dos trabalhadores que, por mais de oito décadas, foram representados pelo Sinthoresp, após a iniciativa tomada pelo sindicato patronal de enfraquecer a categoria, dividindo-a entre trabalhadores de gastronomia e trabalhadores em hotelaria, e pondo em risco conquistas importantes como assistência médica e odontológica, opções de esporte, lazer e entretenimento e, sobretudo, conservar um patrimônio conquistado com muito trabalho durante a gestão do presidente Francisco Calasans Lacerda e sua diretoria. Calasans não pode comparecer à assembleia de fundação do sindicato, mas deixou uma mensagem de otimismo para a nova diretoria e tranquilizou os trabalhadores:

 

“Esse desmembramento foi muito importante porque aconteceu de uma forma democrática, sem nenhum problema. Acredito que vai ser uma entidade forte! O presidente José do Nascimento, maitre do Terraço Itália, é um companheiro que tem desenvoltura e está acompanhado de tantos outros como o Hermes, o Isaac, o Valdir, o Francisco, todos são já diretores experientes e que farão uma administração muito boa com toda a certeza. Além disso, serão fiéis aos nossos princípios aqui e a fraternidade que sempre existiu.

 

Eu peço aos trabalhadores que continuem apoiando os dois sindicatos como sempre fizeram aqui com o Sinthoresp e contem com a nossa postura no sentido de garantir que eles não tenham nenhum prejuízo com essa alteração que acaba de acontecer. São dois sindicatos agora, que pertencem a uma categoria que eu considero una. E essa divisão é uma precaução para que outras pessoas que não estiveram envolvidas com a administração e que não conhecem os compromissos que nós temos com a categoria prejudiquem os trabalhadores. Da forma que está não vai haver nenhum problema. O campeonato de futebol vai continuar, junto à assistência médica, odontológica, assistência jurídica… Tudo vai funcionar em conjunto. Então, a mensagem que eu deixo aos trabalhadores é: fiquem tranquilos, não estranhem, porque está tudo sob controle!”, disse Francisco Calasans Lacerda Presidente do Sinthoresp.

 

Além de contar com a presença em massa dos trabalhadores do segmento de alimentos e bebidas, a assembleia recebeu experientes autoridades políticas e sindicais. Dentre elas, Cícero Lourenço, presidente da Fetrhotel (Federação Interestadual dos Trabalhadores Hoteleiros de São Paulo e Mato Grosso do Sul), escolhida, por aclamação, como a federação representante do Sintraresp; Francisco Canindé Pegado do Nascimento, secretário-geral e representante do presidente Ricardo Patah da UGT, também escolhida pelos trabalhadores como a central sindical oficial do Sintraresp; Adolfo Quintas, vereador da cidade de São Paulo; Professor Erledes Elias da Silveira, coordenador nacional de política sindical da UGT;  e Natal Léo, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados. Veja os depoimentos de alguns dos presentes.

 

“A Federação está junto aqui para ajudar essa entidade a avançar cada vez mais. Parabéns a essa nova diretoria! Com certeza vai ser um sindicato que vai prestar um bom serviço para os trabalhadores da categoria", disse Cícero Lourenço – Presidente da Ferthotel.

 

“Como dirigente sindical e secretário geral desta central sindical, a segunda maior central sindical do Brasil, que tem mais de 1300 sindicatos filiados e mais de oito milhões de trabalhadores representados, tem os maiores sindicatos de base da América Latina, a exemplo do sindicato dos comerciários de São Paulo, presidido pelo nosso presidente Ricardo Patah, acolho de braços abertos todos esses competentes dirigentes sindicais para que possam utilizar de toda a nossa estrutura e, principalmente das ações que são levadas adiante pela UGT na defesa dos interesses dos trabalhadores do Brasil inteiro.”, disse Francisco Canindé Pegado do Nascimento –  Secretário-geral da UGT e representante do presidente Ricardo Patah.

 

 

“É grande o respeito que as pessoas tem pelo Calasans, Nascimento e Isaac. São pessoas realmente vocacionadas a tocar esse sindicato. Tenho certeza absoluta que vão ser grandes sindicalistas buscando melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores”, disse Adolfo Quintas – Vereador de São Paulo.

 

Conheça a diretoria eleita para o mandato que tem vigência de 5 anos (entre 2016 e 2021):

 

DIRETORIA EXECUTIVA

José Do Nascimento

 

Presidente

 

Isaac De Oliveira Neco

 

Vice Presidente

 

Valdir Farias Da Silva

 

Secretario  Geral

 

Francisco Erivaldo Bertoldo Mendes

 

I Secretário

 

Elisabete Dos Santos Cordeiro

 

II Secretária

 

Honorato Soares De Moura

 

Tesoureiro

 

Hermes Reis De Souza   

 

II Tesoureiro

 

SUPLENTE  DE  DIRETORIA

Everaldo De Barros

 

José Ivan Da Silva

 

João Batista Ferreira De Souza

 

Gilmar  Alves Da  Silva

 

João Coutinho L. Filho

 

Francisco Assis Paiva

 

Osmar Jesus Da Silva

 

CONSELHO FISCAL

Pedro Francelino

 

Otacílio José Ferreira

 

Fabio Fernandes De Almeida

 

SUPLENTE  DO CONSELHO FISCAL

 José Maria Ferreira

 

Ângela Tiburtino

 

Jânio Liberato

 

DELEGADOS REPRESENTANTES NAS FEDERAÇÕES (E CONFEDERAÇÕES)

Davi Pinheiro

 

Eriovaldo Brito De Almeida

 

SUPLENTES DE DELEGADOS REPRESENTANTES

 Lucas Da Cruz

 

Juliana Roberta Da  Silva

 

COMISSÃO  DE ÉTICA

André Ferreira Da Rocha

 

Aiglon Aguerupe  Luscas  Viviani

 

Silvio Carlos Prates

 

SUPLENTE  DA  COMISSÃO  DE  ÉTICA

João Filho  De  Oliveira  Miranda

 

Denis Cristiano Gomes  Fernandes

 

Hamilton Rodrigues

 

DELEGADOS DE BASE

João Francisco Figueiredo

 

Antonio  Luiz Da  Silva


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.