Sindicato de Bares, Hotéis, Restaurantes e Similares fecha a convenção coletiva de 2016

10/08/2016

Os trabalhadores em hotéis, bares, restaurantes e similares de Belém receberão 100% da reposição da inflação calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se de mais uma vitória da categoria por intermédio de seu sindicato, da Federação dos Trabalhadores em Turismo da Amazônia Legal – FETRAMA e da União Geral dos Trabalhadores, segundo informou Raimundo Freire da Costa, presidente do sindicato, da Federação e vice-presidente da UGT Pará.

O fechamento da negociação das cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho com referência à data-base de 1º de agosto ocorreu na tarde de ontem, na sede do sindicato e da Fetrama, nesta que foi a quinta rodada de negociações.

Segundo Raimundo Costa, as negociações começaram ainda no final de junho, porém, depois de muita luta, muita discussão, as partes chegaram a um acordo em tempo recorde, em que os trabalhadores serão beneficiados, haja vista que receberão seus salários de agosto já devidamente reajustados. As cláusulas sociais, por sua vez, seguirão praticamente o que foi acordado no ano passado, exceto na questão dos domingos trabalhados, que seguirá o que está previsto em lei ou conforme livre negociação entre trabalhadores e patrões.

Advogado do Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis Bares e Restaurantes, José Leite disse que já estava pronto para ingressar na Justiça do Trabalho com ação de Dissídio Coletivo, tendo em vista que na reunião de conciliação mediada pela doutora Lúcia Lauzed, na Delegacia Regional do Trabalho, não se chegou a um consenso. Contudo, as partes novamente se sentaram na tarde de ontem, oportunidade em que alinharam os pensamentos e, desta forma, foi finalmente fechado o acordo. Entretanto, José Leite informou que “esta é a primeira vez que os trabalhadores da categoria profissional que recebem acima de dois salários mínimos vão ter a reposição da inflação do INPC acumulado nos últimos 12 meses, parcelada de duas vezes, em agosto e janeiro”, mas reconhece que se nas negociações não ocorressem sem perdas e ganhos para todos os lados, jamais se chegaria a um acordo definitivo.

Por sua vez, o sindicalista Raimundo Costa ressaltou que foram duras as negociações, os debates e que chegou a haver momentos de tumulto. Entretanto, “acabamos nos entendendo pelo diálogo e, logo mais, todos os trabalhadores serão informados que nossa luta não foi em vão e que eles já receberão seus salários reajustados em agosto”.

Fonte: UGT Pará

Categorizado em: UGT - Pará,