UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Greve geral dos bancários pressionou e Fenaban agenda negociação para sexta (09/09)


08/09/2016

A greve geral dos bancários já atingiu mais de 40% das agências de todo o país. Mais de 20 capitais aderiram ao movimento paredista, o que fortalece a paralisação também no interior do país. A força e firmeza da mobilização da categoria já conseguiu com que os bancos retomem às negociações. Amanhã, às 11h, a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação - CEBNN/CONTEC se reunirá com a FENABAN em São Paulo. Há expectativas de que os patrões apresentarão uma contraproposta melhorada. 

 

A última oferta da FENABAN contemplou 6,5% de reajuste salarial, R$ 3.000,00 de abono e PLR nos moldes da última Convenção Coletiva de Trabalho. "Essa foi uma péssima proposta. Não cobriu sequer a inflação do período, que foi de 9,57%. A categoria pleiteou 15%, o que nos dará cerca de 5% de aumento real", avalia o presidente da CONTEC e coordenador da CEBNN, Lourenço Prado. 

 

Terceiro dia: mais adesões em Franca

 

No terceiro dia da greve nacional dos bancários, mais trabalhadores de Franca e região aderiram ao movimento. 

 

Nesta quinta-feira (8), a greve se expandiu para os bairros da Estação, Cidade Nova e Av. Brasil. Todas as agências do centro da cidade também permaneceram fechadas.

 

Além de Franca, as paralisações atingiram as cidades de Ribeirão Corrente, São José da Bela Vista, São Joaquim da Barra, Igarapava e Ituverava, sendo que nessa última a adesão foi de 100% das agências. “Foram fechadas hoje 38 postos de trabalho, representando 42% do total de unidades de nossa base territorial”, afirmou o diretor do sindicato Melquíades Andrade (Kidão).

 

Começou em Cascavel

 

Começou na manhã de hoje (8), em Cascavel, a greve dos bancários. Com isso, a classe local adere ao movimento paredista nacional, deflagrado na última terça-feira (6) nos principais centros do País.

 

O presidente do Sindicato dos Bancários de Cascavel e Região e da Federação da classe no Paraná, Gladir Basso, informa que na base de atuação do Sindicato, que envolve 24 cidades da região, existem atualmente cerca de 1.300 bancários, distribuídos em 103 unidades entre agências e postos de atendimento – somente em Cascavel são 45.

 

Ele lembra ainda que a greve envolve bancários do setor privado e também do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Banrisul.

 

Em Goiás aumenta adesão

 

O terceiro dia de greve da categoria bancária é marcado por novas adesões ao movimento reivindicatório, avançando e paralisando as praças de Goianésia, Itapuranga, Minaçu, Anicuns e Pires do Rio.

 

Hoje, 8, o Sindicato recebeu informações de bancários de várias outras cidades que vão paralisar suas agências a partir desta sexta-feira, 9, fortalecendo ainda mais a luta da categoria em âmbito nacional.

 

Gerências médias

 

O Sindicato alerta os companheiros que exercem funções de gerências médias para não fazerem o jogo do patrão abrindo caixas nas agências, pois não estão preparados para esse fim e podem ser penalizados em razão de possíveis diferenças. Venham todos para a luta!

 

Fonte: Contec

 




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.