Filiação da Conascon à UGT é aprovada por unanimidade

15/09/2016

Em duas assembleias realizadas no dia 12 de setembro, em São Paulo, os representantes das entidades filiadas ao Conascon (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes) aprovaram o estatuto da entidade e sua filiação à UGT (União Geral dos Trabalhadores) e à UNI Union Global.

Estiveram presentes representantes do setor de asseio e conservação dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraíba, Amazonas, Goiás e Bahia.

Para Moacyr Pereira, presidente da Conascon, o movimento sindical vai passar por uma série de transformações, com o andamento de questões como reforma previdenciária, flexibilização de leis trabalhistas, regulamentação da terceirização e custeio sindical.

Nesse contexto, os participantes da assembleia foram unânimes em destacar a importância do Conascon, que veio para defender de forma focada os interesses da categoria, formada por aproximadamente 2 milhões de trabalhadores em todo o país.

Filiação

A filiação da Conascon à UGT foi um processo natural, na medida em que a grande maioria das entidades a ela filiadas já está vinculada a essa central sindical. Sem outra proposta, a aprovação foi unânime.

No âmbito internacional, a filiação da Conascon à UNI Global Union foi aprovada também por unanimidade, depois de Moacyr Pereira apresentar a entidade e o apoio que ela oferece a seus filiados em questões como Direitos Humanos, trabalho decente para todos e crescimento econômico sustentável.

Moacyr Pereira destacou que a filiação a uma entidade como a UNI Global Union é uma necessidade para o contínuo desenvolvimento do meio sindical num mundo globalizado em que grandes corporações, como a ISS, atuam em diversos países, inclusive no Brasil.

Com sede em Nyon, Suíça, a UNI Global Union representa mais de 20 milhões de trabalhadores de diferentes segmentos, além de asseio e conservação, de mais de 150 países ao redor do mundo.

Fonte: Imprensa Siemaco / Foto: FH Mendes