UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Política de juros dependerá de ajuste fiscal e inflação, diz presidente do BC


23/09/2016

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, disse que a flexibilização da política monetária (redução da taxa básica de juros) dependerá de um conjunto de fatores da economia, entre eles o controle da inflação e a redução de incertezas com o ajuste fiscal. A declaração foi feita em evento com empresários em São Paulo, na noite desta quarta-feira (22).

 

Ilan apontou que o Comitê de Política Monetária (Copom) vai avaliar a combinação dos egfeitos dos preços dos alimentos, além dos componentes da inflação oficial (IPCA)que indiquem o que ele chama de uma "desinflação" e a redução das incertezas sobre o ajuste fiscal em suas próximas decisões de política monetária. A taxa Selic está mantida atualmente em 14,25%.

 

Regime de câmbio

 

Goldfajn voltou a defender o regime de câmbio flutuante, mas ponderou qyue o BC pode usar as ferramenras disponíveis de controle cambial quando julgar necessário.

 

"O BC também contribuirá para o regime de câmbio flutuante (...). Isso não impede que o BC, quando e se estiver presente e sem ferir as premissas deste regime, use com parcimônia e de forma previsível as ferramentas cambiais que se dispõe", disse.

 

Ele acrescentou que os chamados swaos cambiais (que equivalem à oferta de dólares no mercado futuro, com efeito de controle sobre o dólar) tem mitigado a volatilidade da moeda frente ao real "sem alterar a tendência no mercado de câmbio".

 

Fonte: G1


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.