Filiados à UGT no Paraná dizem não à PEC 55!

11/11/2016

Em reunião realizada pela Regional Oeste da UGT-Paraná, dia 8/11, em Cascavel (PR), foram debatidos vários temas de interesse do mundo do trabalho: PEC 55 (Proposta de Emenda à Constituição), que fixa teto para os gastos públicos;  Trabalho Decente e a Agenda de Desenvolvimento Sustentável e a Jornada 2030 da UGT. O encontro contou com a participação de dirigentes de diversas categorias filiadas à UGT, de várias cidades do Paraná.

A PEC 241, conhecida como do “Teto dos gastos públicos”, aprovada pela Câmara dos Deputados, e que agora tramita no Senado Federal sob número 55, foi abordada pelo palestrante Paulo Rossi, presidente da UGT-Paraná, tendo como debatedor Leonel Lupatini, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Cafelândia (entidade filiada à UGT). Rossi apresentou  uma previsão desanimadora para o movimento sindical e para a classe trabalhadora. O dirigente explicou que a PEC, caso aprovada da maneira proposta, irá congelar os investimentos por até 20 anos, e isso afetará drasticamente áreas como a saúde e educação, além de acabar com a política de valorização do salário mínimo.

“Se engana quem acha que essa famigerada PEC irá atingir somente os salários dos servidores públicos. Ela irá piorar ainda mais os serviços públicos essenciais à população, principalmente os mais pobres, que necessitam do SUS e das universidades públicas”, denunciou Paulo Rossi.

A mesma opinião foi compartilhada pelo debatedor Leonel Lupatini: “de forma clara, o companheiro Paulo Rossi, demonstrou o quão nocivo será para os trabalhadores a aprovação dessa PEC. Precisamos fazer pressão política junto aos senadores para que revejam tal insanidade”, decretou Leonel.

TRABALHO DECENTE

A secretária da Mulher da Regional Oeste da UGT-Paraná, Joana Martins Murineli, falou sobre o seminário promovido pela UGT em defesa do trabalho decente, e o combate às formas de discriminação no trabalho. Joana explicou que a ideia é reproduzir o seminário em todas as regiões do Estado, em 2017.

AGENDA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O secretário de Direitos Humanos da UGT-Paraná, Osmar Barbosa Silva, fez uma breve explanação sobre o programa que está sendo desenvolvido pela UGT, em todo o território nacional, e que envolve diversas secretarias. “A ideia é aliar a geração de empregos com a sustentabilidade, dentro das normas convencionadas pela OIT e pela ONU, e que formam a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável – 2030. São muitos desafios, mas temos de dar os primeiros passos” sustentou Barbosa

MOÇÃO DE REPÚDIO

Ao final do evento, por proposição do presidente da Regional Oeste da UGT-Paraná, Antônio Vieira Martins Filho, foi aprovada por unanimidade uma moção de repúdio à PEC 55. “Vamos nos mobilizar de todas as maneiras, inclusive nas redes sociais e mostrar para a sociedade as maldades que essa PEC irá causar, pois além disso, virá pela frente a reforma previdenciária e trabalhista, que retirará mais direitos ainda da classe trabalhadora”, alertou Toninho.

oestenov-003.jpg
A PEC 55 foi tema da palestra do presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi

oestenov-002.jpg
Antônio Vieira Martins, presidente da Regional Oeste: moção de repúdio à PEC 55