UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Centrais sindicais mineiras saem às ruas nesta sexta-feira


24/11/2016

As ações de mobilização em torno do calendário unificado de lutas das centrais sindicais mineiras tomam corpo nesta sexta-feira, 25/11 (Dia Nacional de Lutas, Greves, Paralisações e Protestos), com ato unificado na Praça Sete, a partir de 10 horas. 

 

Com o lema “Nenhum direito a menos”, participam da mobilização as centrais sindicais União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais (UGT-MG), Força Sindical, Nova Central Sindical, CSP Conlutas, CTB e Intersindical, além de movimentos populares e sociais.

 

PEC 55/2016

 

Os trabalhadores saem as ruas, entre outros motivos,  para protestar contra a PEC 55/2016, em tramitação no Senado, que limita os gastos públicos nos próximos 20 anos. 

 

Aprovada como PEC 241/2016 na Câmara Federal, a medida é considerada um enorme retrocesso e uma ameaça real aos investimentos sociais em áreas prioritárias como saúde e educação. Os mais prejudicados serão os trabalhadores e os pobres, ou seja, aqueles que mais precisam do Estado para que seus direitos constitucionais sejam garantidos.

 

Por outro lado, a PEC exclui do congelamento os gastos com a chamada dívida pública (responsável por quase a metade do orçamento federal). Dívida esta, aliás, que nunca foi auditada, como determina a Constituição, e sobre a qual recaem graves indícios de irregularidades. A PEC também não coloca teto para o pagamento de juros ao sistema financeiro e nem taxa as grandes fortunas. 

 

“Em outras palavras, o trabalhador é novamente chamado a pagar a conta da má gestão dos recursos públicos e da incompetência governamental no trato da coisa pública. Isso não podemos aceitar. O trabalhador já vem sendo sacrificado demais, com uma taxa de desemprego que chega a quase 13 milhões de brasileiros”, diz o presidente da UGT-MG, Paulo Roberto da Silva. 

 

Segundo ele, o movimento sindical, demonstrando maturidade, deixa suas vaidades e ideologias de lado para lutar por uma causa única que afeta toda a classe trabalhadora e a sociedade brasileira.

 

Outras demandas

 

Mas a PEC 55/2016 não é o único item na pauta dos movimentos sindicais. As centrais também saem às ruas em defesa da aposentadoria e contra a reforma da Previdência; em defesa dos direitos e contra a reforma trabalhista; em defesa do emprego e pela redução da jornada de trabalho, sem a redução dos salários.

 

O Dia Nacional de Lutas, Greves, Paralisações e Protestos irá ocorrer em todo o país e dá sequência à uma série de atividades realizadas pelas centrais sindicais em defesa dos direitos dos trabalhadores. 

 

SERVIÇO

Dia Nacional de Lutas, Greves, Paralisações e Protestos

Data: 25.11.16

Local: Praça Sete, centro de BH

Horário: 10h

Informações: assessoria de comunicação da UGT-MG (31 – 99998-2964)

 

Fonte: UGT Minas Gerais

 


Categorizado em: UGT - Minas Gerais,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.