Trabalhadores mostram união em ato na defesa dos direitos e contra as reformas

25/11/2016

No dia nacional de paralisações convocado de forma unitária pelas centrais sindicais os trabalhadores mostraram que estão unidos na defesa dos direitos e na luta contra as reformas que colocam em risco as conquistas sociais. Em São Paulo, um ato em frente ao prédio do INSS, no viaduto Santa Efigênia, reuniu milhares  de manifestantes que protestavam não só contra a reforma da previdência, mas também contra a PEC 241/55, contra a terceirização na atividade fim, contra o negociado sobre o legislado, entre outros projetos que colocam em risco a classe trabalhadora.

Por volta das 11h o presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores, Ricardo Patah, abriu oficialmente as manifestações. Em seu discurso o presidente da UGT enfatizou a necessidade de alterar a agenda dessa reforma previdenciária, “que entre outros absurdos quer que a mulher, se aposente com o mesmo período de contribuição dos homens. Esquecendo-se que além de salários menores as mulheres ainda enfrentam a questão da dupla jornada. Não podemos permitir esse retrocesso”, afirmou Patah.

O presidente das UGT defendeu a unidade das centrais na luta pela respeito e em defesa da cidadania do trabalhador. Para o secretário  geral da UGT, Canindé Pegado é importante valorizar a unidade de ação das centrais. “Somente dessa forma teremos condições de impedir essas mudanças que retiram os direitos dos trabalhadores brasileiros”.

Além da UGT, também participaram do ato unitário os representantes da CGTB, CSP/Conlutas, CTB, CUT, Força Sindical  e Nova Central.

SIEMACO São Paulo também esteve presente

O Siemaco SP (Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio em Conservação e Limpeza Urbana e Áreas Verdes de São Paulo), entidade filiada à UGT, também marcou presença nos protestos e foi às ruas se manifestar em defesa dos direitos laborais. Nas garagens,  as equipes da Limpeza Urbana ergueram faixas “em defesa do emprego e pela redução da jornada de trabalho sem redução salarial”; "em defesa da aposentadoria e contra a reforma da previdência" entre outras.

Imprensa UGT