UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT luta há anos pela redução nos juros do cartão de crédito


30/11/2016

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou nesta terça-feira, 29 de novembro, projeto de lei que estipula um limite para os juros do cartão de crédito no Brasil. O teto seria o dobro da taxa do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), ou seja, aproximadamente 28%, uma vez que, atualmente, o CDI é de cerca de 14% ao ano.

 

O projeto, de autoria do senador Ivo Cassol (PP-RO), segue agora para votação no Senado e a União Geral dos Trabalhadores (UGT) espera que o texto seja aprovado. 

A central sindical foi pioneira em debater e reivindicar os juros abusivos cobrados pelas operadoras de cartão. 

 

Em setembro deste ano, a taxa anual média do juro do cartão no Brasil foi de 436%, mas já em 2012, a UGT lançou uma campanha nacional contra essa cobrança abusiva, que representa um assalto ao bolso do consumidor e à economia do País. À época, os juros chegavam a 600%.

 

Na ocasião, a UGT montou uma guilhotina, que passou por diferentes Estados brasileiros, para simbolizar a ameaça constante que pairava sobre os consumidores endividados no cartão de crédito.

 

“A classe média, base da pirâmide de consumo, constituída em boa parte de trabalhadores e aposentados, recorre ao cartão de crédito e acaba sendo massacrada pelas cobranças abusivas dos juros”, esclarece Ricardo Patah, presidente da UGT.

 


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.