UGT-MG recebe diploma de Mérito Sindical

19/12/2016

A União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais (UGT-MG) foi uma das entidades sindicais contempladas com o diploma Mérito Sindical, em solenidade realizada no dia 15/12, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Minas Gerais (OAB-MG).

A central ugetista mineira esteve representada pelo secretário-geral, Fabian Schettini. Segundo ele, receber uma homenagem dessas, ao final do ano, é um incentivo a mais para recarregar as baterias a fim de enfrentar os duros ataques que têm sido feitos contra a classe trabalhadora.

Como exemplo apenas do que ocorreu nos últimos dias, Schettini citou a aprovação da PEC 55/2016 no Senado, que limita o teto dos gastos públicos, e uma discussão bastante ostensiva em torno da reforma da Previdência, na Câmara Federal.

“Uma homenagem dessas, colocada em cena no final do ano, reflete todas as lutas que foram desencadeadas em 2016, ora com vitória, ora com resistência e até mesmo com derrotas. Ao mesmo tempo, nos anima a permanecer na luta e no combate. O cenário não é animador e tudo indica que 2017 será de mais luta e de mais enfrentamento, pois não podemos permitir que retirem mais direitos dos trabalhadores como foi feito em 2016”, declarou.

Mérito sindical

A diplomação é uma iniciativa da Comissão Especial de Direito Sindical do Conselho Federal da OAB, presidida pelo advogado Bruno Reis, e do Programa Agenda Minas, da TV Bandeirantes, apresentado pelo jornalista Rogério Reis, que é também o idealizador da honraria.

O objetivo é conceder justo reconhecimento às lideranças sindicais, governamentais, empresariais que estiveram em evidência no decorrer do ano. Foi instituído em 2014 através da Comenda Cidadania Sindical, durante o I Congresso Nacional de Direito Sindical do Conselho Federal da OAB.

Rogério Reis disse que as entidades indicadas para receber o diploma podem ficar orgulhosas, pois o foram em função de sua luta corajosa, efetiva e cotidiana que travam em defesa daqueles que representam; sem nenhuma indicação ou interferência política.

O presidente da Comissão Sindical da OAB, Bruno Reis, por sua vez, lembrou que os tempos têm sido muito difíceis para o movimento sindical e para os trabalhadores, o que reforça a necessidade de uma maior aproximação e de fortalecer as alianças entre as entidades

Ele lembrou que essa parceria começou em 2010, quando foi criada a primeira Comissão Sindical do país. Hoje já são 15 comissões em Minas Gerais e 23 no Brasil. “A meta é chegarmos em 2019 com comissões em todos os estados brasileiros, fazendo o movimento sindical reverberar por todo o Brasil”, afirmou Bruno Reis.

Tema da diplomação

A diplomação Mérito Sindical 2016 recebe o mesmo tema da Organização Internacional do Trabalho (OIT) deste ano: “Promover o emprego, proteger as pessoas”.

Irmanados neste mesmo propósito, a OIT abraça como tema o trabalho decente, conceito formalizado por ela em 1999 que sintetiza a sua missão histórica de promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter um trabalho produtivo e de qualidade, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humanas.

Considera, ainda, condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável.

Além da UGT-MG, foram agraciadas com o diploma entidades filiadas à central, como Sitipan, Sindeac, Sindiasseio, Sindimóveis e Sinteac.

Fonte: UGT Minas Gerais

Categorizado em: UGT - Minas Gerais,