UGT participa da Campus Party para incentivar iniciativas sobre os ODS e aproximar sindicatos da tecnologia

04/02/2017

Está acontecendo em São Paulo a decima edição da Campus Party, evento que reúne jovens de todo o pais no pavilhão do Anhembi para demonstrações de novas tecnologias, competições, palestras sobre design, empreendedorismo, mídia social e outros.O evento vai até o dia 5 de fevereiro.

No evento, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) organiza a atividade The Big Hackathon, que reúne equipes com o objetivo de promover soluções tecnológicas ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Hackathon é uma grande maratona para o desenvolvimento de novas tecnologias e as equipes terão 100 horas para apresentar iniciativas que serão avaliados por uma banca de jurados.

A UGT, através da iniciativa denominada Agenda 2030, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo e o Movimento Estadual dos ODS “Nós Podemos” participam juntos dessa atividade. O grupo de sindicalistas e profissionais parceiros acompanha a Campus Party e monitora as atividades desenvolvidas sobre os ODS. Além disso, mapeiam oportunidades de parcerias e auxiliam os jovens na concepção das propostas para o The Big Hackathon. Uma das equipes auxiliadas por esse grupo de expertos na promoção dos ODS está concorrendo ao prêmio de melhor solução por desenvolver um negócio de impacto social que aborda, direta e indiretamente, 14 dos 17 ODS promovidos pela ONU.

Para o Secretário de Juventude da UGT e Coordenador da Jornada 2030, Gustavo Pádua, “o Hackathon é uma excelente oportunidade de aproximar a UGT de jovens que pensam como transformar o mundo em que vivemos”. Ainda segundo Gustavo, “se a Jornada 2030 busca fomentar os ODS e aproximar os sindicatos da sociedade, precisamos ocupar esses novos espaços. Precisamos nos conectar com mais pessoas”

“Espaços como este são de suma importância, pois alguns desses projetos tem plenas condições para se tornarem reais a partir de amanhã. Auxiliar esses jovens no aprimoramento dos seus sonhos é algo fantástico. Esse é o mundo que queremos e esse é o caminho que devemos trilhar, integrando cidadania, educação, ciência e tecnologia”, acrescenta Cris Palmieri, do comitê de sustentabilidade da UGT e da Jornada 2030.

Segundo os organizadores da Campus Party as equipes vencedoras terão suas soluções chanceladas pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com apoio da ONU. Além disso, poderão ser viabilizadas pelas equipes tanto com a iniciativa privada quanto com a pública no futuro.

Categorizado em: Geral, UGT,