Avenida Paulista será galeria de exposição sobre os 17 objetivos para transformar o mundo

20/04/2017

No dia 23 de abril, na Av. Paulista, maior polo econômico e cultural de São Paulo, será inaugurada a exposição fotográfica “UGT 10 anos: 17 objetivos para mudar o mundo”.

Este será o pontapé inicial da celebração da União Geral dos Trabalhadores pelo 1º de Maio – Dia do Trabalhador.

A exposição – que conta com a parceria da ONU (Organização das Nações Unidas), por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) Brasil, e da OIT (Organização Internacional do Trabalho) – trará painéis gigantes com fotos que retratam os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela ONU para serem implementados até 2030.

As fotografias, de renomados profissionais, revelam situações como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero, trabalho decente, crescimento econômico, consumo e produção sustentáveis, entre outros.

Uma vez que a UGT pensa e luta não somente por uma relação equilibrada entre capital e trabalho, mas por um Brasil com justiça social, suas ações são voltadas para a melhoria do mundo, tanto para o trabalhador como para todos os cidadãos.

Assim, a Central atua nas diferentes frentes abordadas na exposição e seu objetivo é despertar na população os mais diversos sentimentos, como indignação e revolta, por exemplo, mas, principalmente, otimismo e esperança sobre o que pode ser feito para se obter um resultado positivo na Jornada 2030 – pelo cidadão, pela sociedade, pelo País, pelo planeta.

A abertura da exposição será no domingo, 23, às 14h, em frente ao Shopping Center 3. As fotos ficarão disponíveis até 30 de maio.

Dez anos de luta

No dia seguinte ao da abertura da exposição, a UGT promove o seminário “Dez anos de luta da UGT e os desafios para superar a crise política e econômica do Brasil”.

O evento, coordenado pela Secretaria de Organização e Políticas Sindicais da UGT, acontece no Hotel Holiday Inn, no Parque Anhembi, em São Paulo, e reunirá aproximadamente mil pessoas, entre sindicalistas, políticos, pesquisadores, catedráticos e representantes da sociedade.

Em dois dias de palestras, apresentações e debates, o objetivo é provocar a reflexão sobre o real significado da data de 1º de Maio – Dia do Trabalhador.

Por meio do resgate da história da UGT ao longo dos últimos dez anos, será feito um balanço do que já foi realizado e do que ainda precisa ser feito para garantir, de forma constante, os direitos devidos aos trabalhadores e à sociedade em geral.

Temas que hoje dominam o cenário político e econômico do País, como as reformas da Previdência e trabalhista e a terceirização irrestrita, serão debatidos, com o intuito de organizar alternativas que fortaleçam o cidadão brasileiro – como trabalhador e como integrante de uma sociedade justa e democrática.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável também serão discutidos, de forma a ampliar o entendimento da importância de o sindicalismo abraçar essa causa como parte integrante da agenda de luta pela melhoria das condições de vida e trabalho para todos.

PROGRAMAÇÃO 1º DE MAIO UGT 10 ANOS

Exposição “1º de Maio – Os 17 Objetivos para Transformar o Mundo”

De 23 de abril a 30 de maio

Avenida Paulista – São Paulo