Governo vai vetar fim do imposto sindical na reforma trabalhista, diz ministro

21/04/2017

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, afirmou nesta sexta-feira, dia 21, que pontos polêmicos que não foram acertados nas reuniões com sindicatos dos empregados e de empregadores serão vetados da proposta de reforma trabalhista. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, o ministro destacou que o fortalecimento dos sindicatos passa necessariamente pela contribuição sindical.

"Um sindicato sem contribuição não consegue se estruturar para representar a categoria. É por esse motivo que defendemos a manutenção da contribuição sindical por parte do trabalhador, porque ele precisa ter uma entidade que o represente para a realização dos acordos coletivos", afirmou.

Nogueira também afirmou que irá vetar o chamado trabalho intermitente, aquele que permite jornadas inferiores a 44 horas semanais. O ministro reforçou que a reforma trabalhista dará força de lei aos acordos coletivos negociados entre empresas e trabalhadores, o que evitará embates na Justiça do Trabalho. Entre os principais pontos, Nogueira destacou o que permite que sindicatos e empresas negociem jornadas de até 12 horas diárias.

Com relação às terceirizações, o ministro garantiu que a proposta de reforma evita a precarização das relações de trabalho, na medida em que empresas contratadas por outras organizações deverão captar empregados regidos pela CLT com garantia de todos os direitos. Sobre a perda de 64 mil empregos no país em março, Nogueira destacou que o desemprego foi menor em relação ao primeiro trimestre do ano passado e projetou recuperação a partir do segundo semestre de 2017.Governo vai vetar fim do imposto sindical na reforma trabalhista, diz ministro

Ronaldo Nogueira foi entrevistado no programa Gaúcha Atualidade.

Fonte: Rádio Gaúcha (Grupo RBS)

Categorizado em: Geral,