Nota UGT Taxa de Juros: Quem tem medo de Joesley ? O BC

31/05/2017

O  efeito Joesley Batista chegou ao BC e contaminou a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). A delação premiada do dono JBS, em direção ao presidente Michael Temer, demonstrou que a "carne" dos economistas e técnicos do Copom é "fraca", pois eles não tiveram a coragem de reduzir a taxa básica de juros (Selic)  a um percentual que sinalizasse a retomada dos investimentos produtivos, do emprego e mostrasse que o País esta no caminho de sair da profunda recessão que se encontra, com 14 milhões de desempregados. A redução de apenas 1 ponto percentual fez com que o juro da Selic fosse de 11,25% para 10,25%. Para uma inflação de pouco menos de 4% ao ano, os únicos beneficiados com essa redução são o capital especulativo e o sistema financeiro.

Por essa razão a União Geral dos Trabalhadores (UGT), condena a decisão do Copom. Isso porque todos sabem que juros altos inibem os investimentos das empresas, aumenta o desemprego e faz com que o consumo das famílias sejam reduzidos. Ou seja: o crescimento da economia do País ainda está longe e o desemprego ainda vai demorar a reverter o atual quadro.

Ricardo Patah , presidente nacional da UGT