UGT participa de reunião da Comissão de Gênero e Raça

13/02/2009

Legislação, planejamento de incentivo a ações afirmativas étnicas e de gênero no mundo do trabalho, foram alguns temas discutidos na reunião da Comissão Tripartite e Paritária de Igualdade e de Tratamento de Gênero e Raça no Trabalho . A UGT, na qualidade de membro, foi representada pelo sindicalista Magno Lavigne(BA), que responde pela Secretaria de Assuntos da Diversidade Humana da UGT . A secretaria da Saúde e Segurança no Trabalho da UGT, Cleonice de Souza Caetano(SP), também participou do encontro, representando o INSPIR (Instituto Intersindical pela Igualdade de Oportunidades Raciais).

A reunião, realizada na quarta-feira (11) em Brasília, aprovou por unanimidade a inclusão das demais centrais sindicais na comissão, bastando que as mesmas façam a solicitação ao coordenador, Sérgio Sepulveda, do Ministério do Trabalho, que participou da reunião representando o ministro Carlos Lupi. No encontro também foi definido o plano de ação da comissão tripartite para o biênio 2009/2011. Participaram ainda dirigentes da CUT, Força Sindical, Contag, Inspir, assessores das secretárias das Mulheres e Igualdade Racial.

Para o secretario ugetista, Magno Lavigne, A reestruturação e ampliação dessa comissão tem uma importância fundamental para os trabalhadores e trabalhadoras negros, pois em tempos de crise, onde o patronato fala em desregulamentação das relações trabalhistas, a UGT está direcionada num outro caminho que é a defesa do emprego e da cidadania da maioria das pessoas, que são postas à margem da sociedade ou por causa da sua cor ou por causa do seu sexo". A UGT, de acordo com Lavigne, cumpre o seu papel de central sindical cidadã, "pois ao fortalecer junto as instancias governamentais esse debate demonstra como se constrói um sindicalismo ético e cidadão" concluiu Magno Lavigne."