UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Caio Vieira de Mello toma posse como Ministro do Trabalho


11/07/2018

Em cerimônia no Palácio do Planalto, na tarde de10 de julho, o Presidente Michel Temer deu posse ao advogado Caio Vieira de Mello como novo ministro do Trabalho, após pedido de demissão de Helton Yomura, afastado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Em nome do presidente Ricardo Patah, Lourenso Prado, Miguel Salaberry Filho e Gilberto Laurindo, respectivamente vice-presidente, Secretário de Relações Institucionais e 2º secretário adjunto do Aposentado, Pensionista e Idoso da União Geral dos Trabalhadores (UGT), que representaram a central e ouviram do novo ministro a promessa de reformular os cargos do Ministério, a partir da formação de uma equipe técnica, em substituição à composição política, que caracterizava o órgão administrativo.

 

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, chegou a assumir interinamente o comando do Trabalho até segunda-feira, quando o presidente anunciou o novo titular da pasta.

 

Desembargador aposentado, Vieira de Mello teve o currículo exaltado por Temer, por ser detentor de experiência técnica na área, sobretudo na área trabalhista.

 

Salaberry, que é Secretário de Relações Institucionais da UGT e preside o Sindicato dos Empregados em Clubes e Federações Esportivas do Rio Grande do Sul (SECEFERGS) saudou o fato de Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello ser o primeiro nome técnico a assumir o Ministério do Trabalho no Governo Temer e de ter sido vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, com especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, “um fator positivo que qualifica a condução do Ministério” salientou o sindicalista.

 

CARREIRA NO DIREITO TRABALHISTA

 

Vieira de Mello nasceu no Rio de Janeiro, mas foi em Minas Gerais que firmou raízes e fez carreira. Formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Caio Vieira fez carreira como advogado trabalhista e foi nomeado em 2001 para o cargo de desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, onde exerceu no biênio 2008/2009 a vice-presidência judicial. Em março de 2012, aposentou-se como desembargador e passou a atuar como consultor jurídico. Até o convite para o Ministério, atuou no escritório de advocacia Sérgio Bermudes, um dos mais importantes do país.

 

A vocação para o Direito Trabalhista vem de família. Caio Vieira é filho do falecido ministro Luiz Philippe Vieira de Mello e irmão do ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, ambos do Tribunal Superior do Trabalho (TST).




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.