UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Desemprego aumenta em São Paulo e prefeito anuncia uma nova Secretaria


16/03/2009



Na cidade de São Paulo considerada a capital econômica do Brasil, que representa 12% do PIB (Produto Interno Bruto) existem 1,2 milhões de pessoas desempregadas. São as vítimas dos reflexos da crise econômica mundial no mercado de trabalho paulistano. Esse montante equivale a um aumento, em janeiro deste ano 8,2% da taxa de desemprego na cidade, que antes era de 6,8(novembro de 2008).

Diante disso, o prefeito Gilberto Kassab decidiu proceder alterações na Secretaria Municipal do Trabalho, através da criação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, fazendo com que a mesma seja dotada de mecanismos que permitam coordenar as políticas de desenvolvimento, tendo uma participação mais direta sobre a oferta de empregos na cidade. Atualmente a pasta municipal do Trabalho conta com 15 mil vagas de empregos de operadores de telemarketing e auxiliares administrativos entre outros, mas encontra dificuldades para compatibilizar a demanda por vagas.

O projeto da nova secretaria inclui instrumentos como a criação de uma agência de desenvolvimento municipal nos moldes das existentes em Nova York (EUA), Londres, na Inglaterra, e em Barcelona, na Espanha. Será também a articuladora das ações, embora em muitos casos ela não seja a executora. Este trabalho será realizado com a estruturação de uma agência de desenvolvimento, cujo objetivo é identificar vocações da cidade, nichos de investimento, e articulá-los para promover a cidade, além da formulação de políticas capazes de gerar desenvolvimento local.

Outra medida será a criação de uma agência de fomento, que buscará receitas alternativas para o município. Entre as opções,está prevista a constituição de FDICs créditos tributários da divida ativa da prefeitura, estimada em R$ 25 bilhões, dentre outras possibilidades como a criação de um pólo de desing e moda na cidade, parque tecnológico no Jaguaré, revitalização dos galpões industriais do bairro da Mooca, e a montagem de um centro internacional de convenções e congressos, a ser erguido em uma área já definida no bairro de Pirituba.


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.